Ryanair adota visual analytics da Qlik

​​A Ryanair opera mais de 1,8 mil voos diários e conecta 200 destinos em toda a Europa. A empresa oferece opções aéreas low-cost e procura melhorar continuamente o atendimento ao cliente. Com a Qlik, a equipa de Business Intelligence da Ryanair consolidou os dados de toda a organização de forma a encontrar novas ideias e tomar decisões de negócios.

“Diferentes públicos na empresa desejavam ter acesso aos dados de formas distintas. Nós procurávamos uma plataforma que nos permitisse focar nessas necessidades”, afirma Shane Finnegan, senior developer de BI da Ryanair.

Finnegan acrescenta que a Qlik ofereceu dois produtos complementares que possibilitam satisfazer as metas: o QlikView e o Qlik Sense. O primeiro pode ser usado por colaboradores que precisam de análise em profundidade, como os que trabalham em finanças ou marketing. Já o Qlik Sense, por sua vez, funciona para departamentos mais sensíveis ao tempo – como os de Operações de Voo ou de Solo. Os funcionários podem obter visualizações de dados rápidas e fáceis de compreender, mostrando imediatamente o que está a acontecer, para que saibam onde há um problema e o resolvam rapidamente.

No futuro, a Ryanair espera usar as soluções da Qlik para melhorar ainda mais as ofertas de compras dentro dos aviões e otimizar a cadeia de suprimentos. A ideia é compreender antecipadamente o perfil dos passageiros e selecionar a gama adequada de produtos e as quantidades ideais para ter em stock em determinado voo.

“A nossa tecnologia foi concebida para que todos tenham a análise nas mãos e é ótimo saber que os colaboradores da Ryanair têm interagido com os dados da forma que funciona melhor para eles – essa é a nossa proposta de valor “, afirmou em comunicado Sean Farrington, VP da Qlik para o Norte da região EMEA.

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago