S21sec inaugura novo Centro de Operações em Madrid

O Centro de Operações de Segurança (SOC) da S21sec conta com mais de 50 profissionais e um espaço dedicado de mais de 500 m2. Este centro monitoriza e gere mais de 12.000 ciberameaças diárias.

A S21sec,  Pure Player de serviços de cibersegurança na Península Ibérica, e um dos maiores grupos de managed services da Europa, inaugura oficialmente o seu novo Centro de Operações de Segurança (SOC) em Madrid.

O novo SOC, com a dimensão de 500 m2 e com uma equipa mais de 50 especialistas, é o mais antigo e experiente da Península Ibérica e um dos mais relevantes da Europa. Aqui monitoriza-se em tempo real toda a atividade e incidentes de cibersegurança que ocorrem, sendo mais de 12 mil as ameaças diárias analisadas.

“A realidade é que atualmente a maioria das empresas não se encontra preparada para combater as ameaças existentes e 56% das empresas não conseguem detetar um ataque sofisticado”, destaca Agustín-Muñoz Grandes, CEO da S21sec. “Para além disto, as empresas estão a demorar mais na deteção e resposta aos incidentes de segurança que ocorrem ao dia de hoje.”

Por outro lado, os riscos que as empresas enfrentam atualmente são múltiplos e cada vez mais complexos: perda ou roubo de informação, indisponibilidade dos sistemas de informação, danos na reputação da empresa, dos seus colaboradores e diretores, assim como multas e penalidades regulatórias, como por exemplo as que se referem à conformidade com o RGPD. 

O SOC da S21sec dispõe de Managed Services modulares que se adaptam ao nível de maturidade de cada tipo de organização, e que permitem, através da disponibilidade adequada de recursos internos, mitigar da forma mais eficiente os seus riscos tecnológicos dentro da framework NIST (Instituto nacional de standards e tecnologia dos EUA), que se baseia em identificar, proteger, detetar, responder e recuperar.

Desta forma, a análise é constante e recomendam-se ações preventivas para responder a tempo a qualquer ciberameaça. Às soluções de managed services que se proporcionam através deste SOC alia-se uma monitorização e gestão de incidentes de segurança 24×7 e o serviço DFIR (Digital Forensics & Incident Response), que permitem uma resposta profissional em caso de incidente grave de segurança.

Outros serviços do SOC são o EDR – Endpoint Detection & Response, para detetar ameaças nas posições finais e servidores, instalando um agente de monitorização gerido 24×7 através do SOC. E, por fim, é realizada uma Vigilância Digital completa, com o objetivo de monitorizar fugas de informação e ameaças específicas contra a empresa, a sua marca ou seus gestores nas Redes Sociais, Deep Web e Dark Web.