Categories: Negócios

Samsung aposta em chips com nova central de produção

A tecnológica Samsung está a planear desembolsar 14,7 mil milhões de dólares para a construção de uma nova central de produção de chips, naquele que será o seu maior investimento numa só fábrica. Ao apoiar-se no seu segmento de semicondutores, a Samsung quer potenciar os seus lucros, numa altura que a sua dominância no setor dos smartphones desvanece.

A maior fabricante de chips do mundo avançou que a central de produção enraizar-se-á em Pyeongtaek, cerca de 75 quilómetros a sul da capital sul-coreana de Seoul. A construção destas novas instalações, disse a empresa, deverá criar 150 mil postos de trabalho, o que equivale a aproximadamente um terço da população da cidade.

Nos últimos tempos, a Samsung tem observado o enfraquecimento do seu segmento de smartphones, resultado da crescente e asfixiante pressão que tem sofrido às mãos da família de telemóveis da Apple e dos smartphones de low e mid end de rivais chinesas de menores dimensões, como a Lenovo.

Os lucros operacionais do braço mobile da sul-coreana, no período entre abril e junho, haviam caído pelo segundo trimestre consecutivo, traduzindo-se nos piores resultados desde 2011.

Contudo, quando é cortada a cabeça de uma Hidra, duas novas logo tomarão o seu lugar, e a Samsung está a tentar dar a volta à situação e mitigar as perdas geradas pelo seu domínio moribundo no mercado de smartphones, pois com o aumento da procura por estes dispositivos, maior será também a procura por chips que os integram, razão pela qual o ramo de semicondutores da tecnológica da Coreia do Sul será crucial para que a empresa mantenha a sua relevância e deite a mão a um maior lucro.

Lee Min-hee analista da IM Investment, disse que “o único segmento da empresa que está a gerar lucros estáveis é o dos semicondutores, pelo que a empresa deverá continuar a investir no negócio”.

O ramo dos chips deverá ser a “luz ao fundo do túnel” para a Samsung, que certamente apresentará resultados desilusórios para o seu terceiro trimestre.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago