Categories: Mobilidade

Samsung aposta em segmento premium

Para fazer face à queda nas receitas e à crescente soberania da Apple no segmento móvel, a Samsung anunciou uma mudança na estratégia da empresa relativamente à escolha de materiais e ao design dos equipamentos. A marca deverá apostar em produtos premium, à semelhança do Galaxy S6, apresentado este mês.

A Samsung apresentou uma nova abordagem que pretende resolver alguns dos problemas que a marca tem vindo a enfrentar. Numa apresentação aos acionistas da empresa, foi consolidada a ideia de que a gama de produtos Samsung necessita de uma mudança a nível estético para que possa concorrer em pé de igualdade com as restantes marcas e, eventualmente, liderar o mercado.

Em setembro do último ano, a Samsung apresentou um conjunto de resultados que revelaram a primeira quebra na receita dos últimos nove anos, notícia que abalou os investidores e o setor. Para além do abrandamento financeiro, a empresa sul-coreana enfrenta ainda a concorrência da Apple, conhecida, precisamente, por desenvolver equipamentos que se enquadram numa gama mais elevada, mas também o surgimento de empresas chinesas como a Xiaomi que apresentam preços mais baratos para smartphones também com características mais avançadas.

A aposta deverá centrar-se em três categorias fundamentais: capas de metal, designs mais finos e ecrãs de alta definição. Algumas destas características, nomeadamente os materiais metálicos, já são visíveis nos smartphones Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge, apresentados este mês, em Barcelona, no Mobile World Congress. 

O desenvolvimento de equipamentos premium representa uma tentativa para alcançar a liderança dos dispositivos móveis, tal como explica Oh-Hyun Kwon, vice-chairman da Samsung, numa carta enviada aos acionistas. Kwon afirma que a empresa irá focar-se “em desenvolver produtos premium e reforçar a liderança tecnológica para assegurar uma vantagem competitiva” e, continua, dizendo que, ao fazerem isso, manterão “a absoluta superioridade não só nos mercados avançados como também nos segmentos em crescimento como os mercados emergentes e de baixo custo”.

Filipa Almeida

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

1 dia ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

2 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

3 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

4 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

4 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

5 dias ago