Categories: Mobilidade

Samsung aposta em segmento premium

Para fazer face à queda nas receitas e à crescente soberania da Apple no segmento móvel, a Samsung anunciou uma mudança na estratégia da empresa relativamente à escolha de materiais e ao design dos equipamentos. A marca deverá apostar em produtos premium, à semelhança do Galaxy S6, apresentado este mês.

A Samsung apresentou uma nova abordagem que pretende resolver alguns dos problemas que a marca tem vindo a enfrentar. Numa apresentação aos acionistas da empresa, foi consolidada a ideia de que a gama de produtos Samsung necessita de uma mudança a nível estético para que possa concorrer em pé de igualdade com as restantes marcas e, eventualmente, liderar o mercado.

Em setembro do último ano, a Samsung apresentou um conjunto de resultados que revelaram a primeira quebra na receita dos últimos nove anos, notícia que abalou os investidores e o setor. Para além do abrandamento financeiro, a empresa sul-coreana enfrenta ainda a concorrência da Apple, conhecida, precisamente, por desenvolver equipamentos que se enquadram numa gama mais elevada, mas também o surgimento de empresas chinesas como a Xiaomi que apresentam preços mais baratos para smartphones também com características mais avançadas.

A aposta deverá centrar-se em três categorias fundamentais: capas de metal, designs mais finos e ecrãs de alta definição. Algumas destas características, nomeadamente os materiais metálicos, já são visíveis nos smartphones Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge, apresentados este mês, em Barcelona, no Mobile World Congress. 

O desenvolvimento de equipamentos premium representa uma tentativa para alcançar a liderança dos dispositivos móveis, tal como explica Oh-Hyun Kwon, vice-chairman da Samsung, numa carta enviada aos acionistas. Kwon afirma que a empresa irá focar-se “em desenvolver produtos premium e reforçar a liderança tecnológica para assegurar uma vantagem competitiva” e, continua, dizendo que, ao fazerem isso, manterão “a absoluta superioridade não só nos mercados avançados como também nos segmentos em crescimento como os mercados emergentes e de baixo custo”.

Leia também : Leiria não existe?
Filipa Almeida

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago