Samsung prepara lançamento de novos smartwatches na IFA

A Samsung já enviou os convites para a sua conferência de imprensa na IFA, a feira de tecnologia que vai decorrer no final de agosto e início de setembro na Alemanha.

Embora não adiante muito, o convite praticamente confirma que vêm aí novos relógios inteligentes da marca, que já este mês anunciou e lançou mais um smartphone topo de gama, o Samsung Galaxy Note 7.

Agora, será a vez do Gear S3. O convite diz apenas “Talk about 3” e por baixo tem “Gear.” A conferência de imprensa será transmitida ao vivo no site da Samsung.

Uma nota interessante do convite é que parece indicar um visor circular para a próxima versão dos relógios inteligentes da Samsung, seguindo a mesma tendência do antecessor Gear S2. Alguns blogues de tecnologia indicam que o nome de código desta nova versão é “Solis” – latim para “sol.”

Os rumores apontam para três versões diferentes do Gear S3 – Classic, Frontier e Explorer. Alguns estarão desbloqueados, outros ligados a operadoras móveis, com conectividade autónoma em relação aos smartphones (algo que o S2 já permitia). O Explorer parece estar focado na utilização para desporto e aventura e o Frontier poderá ser o topo de gama.

Em termos de sistema operativo, espera-se que os smartwatches corram Tizen, sistema proprietário da Samsung, em vez de Android.

Por outro lado, deverá haver uma edição de luxo, trabalhada em parceria com os joalheiros da de Grisogono. É algo que foi avançado por um jornal sul-coreano, que cita executivos da marca de diz que a Samsung pretende entrar no mercado de acessórios de luxo. Recorde-se que o Apple Watch tem uma versão em ouro de 18 quilates que custa entre 11300 e 18500 euros, e que a Samsung oferece um Gear S2 com diamantes por 15 mil dólares – são fabricadas apenas 100 unidades por mês.

Há ainda alguma expectativa em relação a um tablet Galaxy Tab S3, que poderá ser lançado na mesma conferência de imprensa, segundo o site Phone Arena.