SAP e Unilever realizam projeto piloto com blockchain

As duas empresas vão trabalhar em conjunto no apoio à produção de óleo de palma sem desflorestação.

A SAP SE e a Unilever anunciaram um projeto piloto da solução GreenToken by SAP, com vista a incrementarem a rastreabilidade e a transparência na cadeia de abastecimento mundial de óleo de palma da Unilever.

Produtos como o óleo de palma são frequentemente misturados com outras matérias-primas fisicamente idênticas, provenientes de fontes verificadas e não verificadas como sustentáveis.

Numa prova de conceito bem-sucedida realizada na Indonésia, a Unilever aplicou a GreenToken no rastreio de mais de 188.000 toneladas de fruta de óleo de palma.

A solução consentiu à Golden Agri-Resources e a outros fornecedores da Unilever criar fichas que espelham o fluxo material do óleo de palma em toda a cadeia de abastecimento.

Com a GreenToken queremos trazer a mesma rastreabilidade e transparência da cadeia de abastecimento de matérias-primas a granel, que podemos obter em qualquer outro produto de consumo através da digitalização de um código de barras ou QR”, assegura Nitin Jain, cofundador e diretor geral da solução GreenToken by SAP, da SAP.

A tecnologia tem desempenhado um papel importante nos nossos esforços para aumentar a visibilidade e a transparência nas nossas próprias cadeias de abastecimento de óleo de palma”, explica Anita Neville, diretora de sustentabilidade e comunicação, da Golden Agri-Resources.

A solução GreenToken ajudou a Unilever a localizar, verificar e reportar quase em tempo real a origem e o percurso do óleo de palma na sua longa e complexa cadeia de abastecimento.

“A Unilever está empenhada em atingir uma cadeia de abastecimento livre de desflorestação até 2023, e a tecnologia blockchain tem o potencial de ajudar empresas, como a nossa, a traçar as suas cadeias de abastecimento para garantir que as matérias que adquirimos respeitam as pessoas e o planeta, refere Dave Ingram, Chief Procurement Officer, da Unilever.