SAP lança novas soluções IoT

A gigante tecnológica anuncia o lançamento de novas soluções de Internet of Things (IoT), incluídas no portfólio SAP Leonardo, que irão ajudar as empresas a conseguir tirar maiores benefícios da tecnologia e entrar na Indústria 4.0.

Entre as novas soluções estão o  SAP Leonardo IoT Bridge, um centro de comando digital e configurável baseado em funções, o SAP Global Track and Trace, uma oferta que disponibiliza o rastreio, monitorização e relatórios de objetos e processos de negócio ao longo das redes de cadeias de abastecimento; o SAP Leonardo IoT Edge, um software que leva semânticas de computação, armazenamento e de negócio através da cloud para os dispositivos inteligentes que residem fora do centro de dados; o SAP Digital Manufacturing Insights, uma solução centralizada de gestão do desempenho da produção, baseada na cloud; e o SAP Asset Manager, uma aplicação de mobilidade, baseada na cloud, para gestão de ativos de saúde, inventário, manutenção e segurança.

O IoT Bridge é um centro de operações que converge, correlaciona e contextualiza os dados de sensores IoT com os processos de negócio e, ainda, com os dados estruturados ou desestruturados.  A solução fornece visibilidade entre processos e sistemas de toda a empresa, de modo a que o centro de comando e os responsáveis de operações possam saber exatamente onde se encontra a encomenda em trânsito, o que esta contém no embarque e quais as condições e desempenho do veículo, tudo isto em tempo real.

Já o SAP Global Track and Trace fornece a modelação de processos de negócio rastreados, sendo desenvolvida para partilhar informação entre os parceiros de uma rede de fornecimento e baseada numa arquitetura Big Data para volumes e taxas de transferência elevadas. A ferramenta pode ser combinada com o SAP Connected Goods, nomeadamente os dados dos sensores de paletes e contentores, a informação da localização do transporte a partir da aplicação SAP Vehicle Insights e os dados da ordem de compra do software SAP S/4HANA em sistemas empresariais.

Utilizando a infraestrutura de recipiente dos serviços de IoT da SAP Cloud Platform, o SAP Leonardo IoT Edge fornece análises múltiplas, baseadas na cloud, para uma visibilidade total na produção aos vários níveis. Pode ser conectada ao SAP Digital Manufacturing Insights, fornecendo informação de alta fidelidade sobreposta com dados de negócio para eficientemente permitir a tomada de decisão.

Como resultado da parceria com a Apple, a solução SAP Asset Manager apoia os profissionais altamente qualificados, mobilizando os principais processos de gestão de ativos. A aplicação móvel de nível empresarial fornece a facilidade de utilização própria das aplicações para consumidores e uma experiência de utilizador agradável disponível através da linguagem de design SAP Fiori for iOS.

“Há cerca de um ano, anunciámos o nosso compromisso de investimento e crescimento do nosso negócio de IoT,” refere, em comunicado, Dr. Tanja Rueckert, presidente, IoT e Digital Supply Chain da SAP.

“Traçamos um percurso de transformação digital e de inovação que pode escalar ao longo de toda a organização com a nossa solução SAP Leonardo, bem como com as nossas novas soluções e um número crescente de clientes e parceiros que já apresentaram casos reais de utilização da aplicação”, acrescenta o executivo.