SAP quer levar Apple Watch até ao local de trabalho

A SAP está testar, em fase beta, apps para Apple Watch que estão associadas às suas próprias aplicações empresariais. A software house alemã quer reconfigurar a forma de trabalhar dos seus clientes e funcionários e alavancar o potencial do relógio inteligente no local de trabalho.

O objetivo do empreendimento é, futuramente, permitir que os utilizadores possam introduzir dados nas aplicações da SAP através do smartwatch da marca da maçã mordida, sem que tenham que inseri-los manualmente num computador ou dispositivo móvel.

Os testes beta estão ainda numa fase embrionária mas, ao que parece, estão já a demonstrar progressos. Rick Costanzo, diretor da unidade de produtos e estratégia de mobilidade da SAP, disse, à eWeek, que vários foram já aqueles que demonstraram interesse em desenvolver aplicações para smartwatch que se coadunem com os recursos empresariais disponibilizados pela SAP.

Os programadores da tecnológica germânica desenvolveram para o Apple Watch, inicialmente, um conjunto de 12 aplicações, que está agora a ser testado. Entre a dúzia de apps, conta-se a SAP Wire, uma aplicação de mensagens instantâneas assente na plataforma cloud SAP HANA; a SAP Mobile Documents, que permite o controlo de apresentações através de um smartphone; a SAP News, que permite ao utilizador ler curtas notícias corporativas e encaminha histórias mais extensas para um iPad ou iPhone para uma melhor leitura; e a Connected Health, que, segundo Costanzo, possibilita que os utilizadores estejam em permanente contacto com os seus provedores de serviços de saúde.

Para além destas, a SAP criou também a Trip It, uma aplicação que caracteriza como a sua primeira app para consumo, e que permite ao utilizador aceder instantaneamente ao seu itinerário.

Costanzo acredita que a tendência será desenvolver aplicações controláveis por voz, reduzindo a dependência face ao pequeno ecrã dos smartwatches e potenciando a utilidade do wearable em contexto empresarial.