Schneider Electric apresenta o PLC Modicon M221

A Schneider Electric, o especialista global em gestão de energia e automação, apresenta o Modicon M221, um PLC compacto que oferece a combinação única entre desempenho, flexibilidade e modularidade e faz parte da nova geração MachineStruxure.

“Com a nova geração MachineStruxure continuamos a ajudar os fabricantes de máquinas a diferenciarem-se dentro da indústria da automação industrial respondendo às tendências atuais da Indústria 4.0”, afirma, em comunicado, Alexandre Monteiro OEM Business Developer, responsável pela Machine Solutions da Schneider Electric Portugal.

“A oferta MachineStruxure foi concebida para reduzir simultaneamente o tempo de resposta ao mercado e os custos de desenvolvimento, fatores-chave que distinguem os fabricantes de máquinas da sua concorrência. A nova oferta é uma enorme ajuda desde a fase de concepção e desenvolvimento até às fases de implementação e manutenção”, acrescenta o executivo.

O controlador foi concebido para máquinas com arquiteturas de controlo cabladas. De acordo com a marca,  é um dos PLCs mais rápidos da sua classe (200ns por instrução), sendo, por isso, adequado para aplicações que necessitem de grande performance.  O novo PLC existe em duas modalidades compacta ou modular sendo que ambos têm  porta de comunicação integrada para rede Ethernet / IP que disponibilizar informação em tempo real. 

De base, o modelo compacto disponibiliza de base 24 I/O, enquanto que a versão modular disponibiliza de base 16 I/O. Podem ser adicionados até 14 módulos de expansão sem necessidade de ferramentas especiais. O seu bus de alta velocidade é 10 vezes mais rápido que as soluções tradicionais.

Novos módulos de segurança podem ser adicionados através do bus de expansão I/O. As configurações individuais do controlador, sem ser necessário relés de segurança adicionais instalados separadamente, incluindo as mesmas funcionalidades de segurança, podem ser criadas através dos módulos standard I/O em diferentes configurações do mesmo bus de expansão. Os programas podem ser armazenados em cartões SD, tornando-os fáceis de transportar e instalar.

Outra das características é a capacidade de utilizar um PC para transferir dados de programação e/ou firmware nos PLCs quando este estão sem alimentação, como por exemplo; quando estão dentro da embalagem. O Modicon M221 permite uma utilização fácil e intuitiva através das definições especiais de configuração do software de programação SoMachine Basic, que está disponível para download no site da Schneider Electric.