Seedrs cria ferramenta para negociação de ações de empresas financiadas

A Seedrs, plataforma europeia de equity crowdfunding, anuncia a criação de um mercado secundário para negociação de ações de empresas financiadas através da plataforma. A ferramenta pioneira, que estará disponível este verão, vai permitir às startups atrair mais capital e gerar mais liquidez.

A plataforma refere que criou este mercado secundário como resposta a uma necessidade sentida pelos investidores que financiam empresas através de equity crowdfunding. Estes  tinham dificuldade em negociar ações das companhias financiadas tendo, muitas vezes, que esperar por um possível IPO (entrada em bolsa) ou a venda da empresa.

Além do mais, este mercado paralelo traz vantagens às empresas e startups, dado que ajuda-as a atrair mais capital, uma vez que os investidores passam a ter a possibilidade de, mais tarde, poderem negociar as ações neste mercado.

O mercado secundário será lançado este verão numa versão beta e terá várias regras:

  • O mercado estará aberto para negociação durante uma semana por mês;
  • As ações serão negociadas por um “valor justo”, que é o preço que a Seedrs atribui com base na sua política de avaliação, validada pela EY;
  • Apenas os investidores atuais de uma determinada empresa poderão comprar ações da mesma;
  • Algumas empresas poderão ser inelegíveis para negociar em determinadas alturas.

“As oportunidades potenciais que este mercado secundário oferece, tanto a investidores como a empresas, torna-o numa ferramenta incrível. Acreditamos, sobretudo, que vai ajudar os negócios que estão a financiar-se através da Seedrs e a atrair mais investidores”, afirma Jeff Lynn, CEO e co-fundador da Seedrs.  “Estamos conscientes da obrigação em disponibilizar o melhor serviço possível, e é por isso que iremos lançar, inicialmente, este produto em formato beta, para depois melhorarmos”, acrescenta o executivo.

A Seedrs vai acompanhar de muito perto o comportamento deste mercado e, dependendo do seu funcionamento, poderá alargar o período de negociação, o preço e a elegibilidade após o lançamento da versão beta.