Categories: Software

Setor dos smartcars: um universo em expansão

Os automóveis conectados estão a ganhar cada vez mais protagonismo e os maiores atores da cena tecnológica estão de olhos postos nesta nova tendência, e preparam-se para conquistar o pódio de um mercado com um crescimento tendencialmente mais forte.

No decorrer dos próximos cinco anos, 90 por cento dos automóveis que surgirão deverão dispor de ligação à Internet, de acordo com as previsões da International Business Machines. Por seu lado, a consultora da indústria automóvel SBD acrescenta que daqui a menos de três anos este mercado deverá atingir um valor de 39 mil milhões de euros.

Grandes forças do setor tecnológico, como a Nokia, a Google, a Apple e a Microsoft, estão já a preparar-se para fincar as suas garras no mercado emergente que cada vez mais adquire uma posição de destaque, desenvolvendo software que integrará os veículos e que os tornará também numa espécie de “dispositivos automóveis”.

A tecnológica finlandesa foi a primeira a estrear-se neste campo com o lançamento do SO Mirror Link, seguida de perto pelo CarPlay, apresentado em março pela Apple. Brevemente, segundo consta, poderemos conhecer o sistema operativo da Google para automóveis “inteligentes, o Android Auto.

Várias são já as fabricantes que dispõem de portais que gerem programas e serviços informáticos para os seus automóveis, sendo que a BMW, a Renault e a Mercedes ocupam os três primeiros lugares na lista das que oferecem um maior número de aplicações.

Contudo, apesar dos desenvolvimentos, algumas são as questões relativas à segurança destes carros cibernéticos. Especialistas receiam que as mesmas ameaças que assolam o mundo da Internet possam também vir a ensombrar os smartcars, uma vez que, imiscuídos no oceano digital, passam a ficar vulneráveis aos perigos que se escondem no universo da Grande Rede.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

1 dia ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

5 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

6 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 semana ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago