Siemens adquire Mentor Graphics reforçando portfólio de Digital Factory

A Siemens anunciou um reforço significativo do seu portfólio de Digital Factory, através do acordo de fusão pelo qual comprará a Mentor Graphics. O negócio tem um valor de 4,5 mil milhões de dólares, com o pagamento de 37,25 dólares por ação à vista.

O negócio irá aumentar o portfólio de software da Siemens para digitalização de empresas, com as soluções consolidadas da Mentor de IC (circuito integrado) eletrónico e projetos de sistema, simulação e manufatura. Essas capacidades são essenciais para os produtos conectados inteligentes, como os veículos autónomos.

Essa fusão fornece ferramentas para projetos de software integrado em áreas como mecânica, térmica, eletrónica e sistemas embutidos.  O seu uso permite aos clientes acelerarem as suas inovações, aumentar a eficiência da produção e otimizar a operação de seus produtos em campo. Com isso, qualidade, eficiência, flexibilidade, segurança e velocidade podem ser aprimoradas nos vários domínios técnicos, durante todo o ciclo de vida do produto e em toda a empresa.

“A aquisição da Mentor faz parte do conceito de Visão 2020 da Siemens, para ser a referência na nova era industrial”, avança Joe Kaeser, presidente e CEO da Siemens AG.  “É uma incorporação perfeita ao portfólio, para expandir ainda mais nossa liderança digital e determinar o ritmo da indústria”, acrescenta.

A sede da Mentor está localizada em Wilsonville, Oregon, nos Estados Unidos, e a empresa tem funcionários em 32 países. No ano fiscal encerrado em 31 de janeiro de 2016, a Mentor contava com mais de 5.700 funcionários e tinha gerado receita de aproximadamente 1,2 mil milhões de dólares. A Siemens espera que essa margem positiva se mantenha no futuro e que contribua significativamente para o negócio de software de Gestão do Ciclo de Vida do Produto (PLM) da divisão Digital Factory da Siemens, da qual a empresa adquirida fará parte.

“Com a Mentor, estamos a adquirir um líder tecnológico consolidado, com funcionários talentosos que nos permitirão complementar o nosso portfólio de software industrial de classe mundial”, afirma Klaus Helmrich, membro do conselho de administração da Siemens. “A aquisição complementará os nossos produtos robustos de mecânica e software com projeto, teste e simulação de sistemas elétricos e eletrónicos.”

A Mentor tem também uma ampla base de clientes de empresas de sistemas e IC/semicondutores, com mais de 14.000 companhias globais que operam nos setores de comunicação, computação, produtos eletrónicos de consumo, semicondutores, rede, aeroespacial, multimédia e transporte.

Walden C. Rhines, presidente e CEO da Mentor, sublinha que a empresa irá beneficiar dos recursos e escala global da Siemens, melhorando o atendimento às necessidades dos clientes e inclusive dando oportunidades aos próprios funcionários. “A Siemens é um parceiro ideal, com recursos e investimentos que permitirão inovar rapidamente e acelerar nossa visão de desenvolvimento de soluções de projeto”, afirmou.

A conclusão do negócio está sujeita às condições habituais de fecho e deve ocorrer no segundo trimestre de 2017.  O conselho da Mentor aprovou o acordo da fusão e recomenda a aprovação pelos accionistas.

Leia também : Bit2Me adquire Dekalabs