Siemens e BSH anunciam parceria com foco em PLM, Indústria 4.0 e IoT

A Siemens PLM, divisão da Siemens responsável pela gestão do ciclo de vida do produto, e a BSH Hausgeräte GmbH, maior fabricante de eletrodomésticos da Europa, anunciaram a ampliação da sua parceria que vai, agora, alargar-se às áreas da Industria 4.0 e da Internet das Coisas.

De acordo com as empresas, a parceria vai ajudar a BSH a expandir a sua oferta de eletrodomésticos conectados e a posterior integração dos mesmos em casas inteligentes.

Pelo seu lado, a Siemens vai ampliar o seu conhecimento a respeito dos requisitos necessários do processo de ciclo de vida dos eletrodomésticos assim como a promover as suas estratégias relacionadas à quarta geração da revolução industrial e ao IoT industrial.

A BSH já implementou o software Teamcenter da Siemens, que permite a gestão do ciclo de vida digital, e o portfólio Tecnomatix relativo à indústria de manufatura digital. Segundo as empresas, ao trabalhar em conjunto de forma contínua, poderão identificar problemas potenciais com antecedência, resultando num poupança de tempo e redução de custos.

“Os desafios que estamos a enfrentar no caminho para a transição digital exigem uma nova abordagem nos processos necessários de desenvolvimento e produção. Processos de PLM otimizados são essenciais para alcançar essa meta”, afirmou em comunicado Joachim Reichel, CIO da BSH Hausgeräte GmbH. “Os desenvolvimentos em comum com a nossa parceira de software PLM de longa data tornam esses processos reais.”

“Trabalhar em conjunto com os nossos clientes oferece-nos uma ampla visão dos seus processos e dos requisitos específicos da indústria”, acrescentou Urban August, vice-presidente sénior e diretor-geral da Siemens PLM Software para a Alemanha. “Isso possibilita que continuemos a desenvolver as nossas soluções para a indústria com arquitetura aberta e flexível, preparada para o futuro.”

De referir que a Siemens PLM Software possui mais de 140 mil clientes em todo o mundo enquanto que BSH possui cerca de 40 fábricas e está representada em aproximadamente 50 países.