Siemens na crista da onda

A Siemens desenvolveu um software que está na base de uma ferramenta online para desenho e simulação 3D de pranchas de surf (Firewire Surfboards’ Custom Board Design (CBD)) criada pela Firewire Surfboards, uma empresa norte americana que é um caso paradigmático da aplicação de novas tecnologias na indústria do surf. Esta empresa tem liderado a inovação na indústria das pranchas de surf e tem desenvolvido novos processos produtivos, estudando novos materiais e tecnologias.

Imagem_Surf

Recorrendo ao NX software da Siemens, desenvolvido em parceria com a ShapeLogic ao longo de mais de 10 anos, uma empresa parceira tecnológica da Siemens PLM Software, a ferramenta da Firewire Surfboards permite aos utilizadores registados personalizarem todos os parâmetros da sua prancha desde a fase de desenho até à fase de produção, ao mesmo tempo que veem a mesma simulada em 3D de todos os ângulos possíveis.

A empresa explica que através desta solução é também possível modificar o desenho de pranchas já existentes de acordo com as necessidades específicas de um utilizador (comprimento, largura do nariz e cauda, espessura, etc.) e alimentar os métodos de fabricação da empresa baseados em controlo numérico computadorizado (CNC).

Portugal conta com um dos maiores utilizadores desta ferramenta online disponibilizada pela Firewire Surfboards, avança a empresa em comunicado. Este utilizador já personalizou e salvou no sistema mais de 500 pranchas num total de 30.000 que existem na base de dados.