Siemens Portugal apoia modernização dos portos nacionais

A subsidiária portuguesa da Siemens foi escolhida como hub internacional de engenharia de sistemas de movimentação de carga pela empresa mãe, na Alemanha.

O trabalho que a Siemens Portugal tem feito no desenvolvimento de tecnologia e modernização dos portos portugueses levou a que fosse chamada para participar em projetos mundiais. A empresa tem trabalhado em portos marítimo na Europa, nos Emirados Árabes Unidos, no Egipto e em Aruba. As soluções permitiram a estes portos poupanças de energia de cerca de 70%.

Em Portugal, a Siemens contribui para a poupança de 8.7 milhões de euros e a diminuição das emissões de CO2 em 74 mil toneladas desde 2001. De acordo com a empresa, a tecnologia permitiu o aumento da capacidade de movimentação de carga, assim como melhorar o desempenho energético das infraestruturas portuárias portuguesas.

Com maior potencial de crescimento em Portugal estão os portos de Leixões, Lisboa, Aveiro, Setúbal e Sines que têm sido transformados de forma a responder aos desafios internacionais e tornarem-se a vanguarda portuária. O porto de Sines que foi equipado com tecnologia Siemens no primeiro semestre de 2016 cresceu 10,5%.

As tecnologias mais recentes são na área do controlo de acionamentos regenerativos, que devolvem à rede energia da movimentação de contentores (quando descem ou desaceleram) e software de controlo. Estes permitem “controlar o balanço dos contentores, aumentando a segurança, o que permite encurtar os percursos feitos pelos contentores e, por consequência, o tempo que demora a completar um ciclo, aumentando a produtividade.” assegura a Siemens.