Siemens renova parceria com a China para acelerar indústria 4.0

A gigante tecnológica alia-se ao governo e empresas chinesas para dar continuidade à transformação digital e modernizar o setor industrial do país asiático. O Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado ontem, em Berlim, na presença da Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e do Presidente da China, Xi Jinping.

A parceria estratégica entre a Siemens e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC) abrange as iniciativas “Made in China 2025” e “Internet+”,  em que a empresa alemã vai continuar a fornecer soluções de “Empresa Digital”, intensificar as suas atividades de R&D, promover inovações com parceiros chineses e desenvolver talentos para manufatura digital na China.

O MindSphere, sistema operativo para Internet das Coisas (IoT) baseado na cloud desenvolvido pela Siemens, será uma das soluções chave da cooperação e será usado em áreas como a rede elétrica e gestão de cidades.

“A digitalização e inovação são pontos fundamentais para o desenvolvimento económico da China. Estamos felizes que a nossa liderança em digitalização industrial tenha possibilitado o fornecimento destes serviços à China, explorando todo o seu potencial de desenvolvimento económico”, indicou Joe Kaeser, Presidente e CEO da Siemens AG.

“Com os contratos assinados hoje (ontem), o nosso compromisso de mais de 145 anos com este país assumiu um novo nível na era digital”, acrescentou o executivo após a assinatura do MoU.

Além desta parceria, a Siemens também realizou um contrato de cooperação estratégica com a empresa chinesa China Aerospace Science and Industry Corporation (CASIC), que tem como objetivo fortalecer a cooperação em IoT industrial e manufatura inteligente.