Singapura em alerta elevado para ciber ataques

O Governo de Singapura foi colocado em alerta elevado para ciber ataques depois do grupo hacker Anonymous terem “deformado” vários sites na cidade-estado e ameaçado ações futuras.

cyber-attackA Infocommunications Development Authority (IDA) de Singapura declarou que as “agências governamentais estão em elevada vigilância e reforçaram a segurança dos seus sistemas de TI em resposta das ameaças declaradas contra as infraestruturas de TIC governamentais”.

Os comentários chegam um dia depois de hackers, alegadamente afetos ao grupo Anonymous, terem “deformado” vários sites que pertencem a empresas australianas e agências governamentais das Filipinas.

Vários sites da cidade-estado foram, também, atacados na última semana, incluindo um que pertence ao conselho da cidade do primeiro ministro e outro pertencente a um aeroporto secundário.

A IDA afirmou, ainda, que os problemas em entrar em vários sites governamentais de Singapura ao longo do fim de semana se deveram a problemas técnicos registados durante a manutenção dos mesmos no sábado. Apesar das falhas terem sido retificadas, quem aceder a estes sites pode continuar a encontrar alguns problemas.

O site do maior jornal de Singapura também esteve inacessível durante várias horas nesta segunda-feira, três dias depois de um ataque com sucesso por alguém que reclama pertencer ao grupo Anonymous.