Solução colaborativa da Create IT dinamiza comunicação da Ascendum

A Create IT, empresa portuguesa focada no desenvolvimento de sistemas multiplataforma críticos e de suporte ao negócio, foi escolhida pela Ascendum para realizar um projeto de intranet. A solução apresentada foi uma plataforma de colaboração que aproxima os 1400 funcionários da empresa que se encontram espalhados por 18 países.

A Ascendum procurava uma solução para aproximar as suas equipas que estão espalhadas por vários locais do mundo e que fosse também uma método privilegiado de comunicação para os seus colaboradores.

Conforme indicou Rui Galamba, IT & Business Development Director da Ascendum, “havia a necessidade de uma solução para partilhar informação genérica sobre o grupo, assim como diretrizes que a gestão de topo pretende garantir que são recebidas, em simultâneo, por todos os colaboradores. Além disso, pretendíamos também estimular a partilha informal de informação, de forma fácil e imediata, entre todos”.

A solução foi um portal online baseado nas ferramentas do Office 365 com particular foco nas plataformas SharePoint e Yammer, e que assentou em 3 pilares fundamentais:

  • Uma intranet social para partilha de informação dispersa e colaboração rápida
  • Uma intranet clássica para partilha de informação mais estruturada e revista, e comunicação top-down de cariz institucional
  • Integração entre ambas e as ferramentas de colaboração do posto de trabalho (Office 365)

De acordo com a empresa, a intranet desenvolvida permitiu obter economias de escala em termos de licenciamento, com uma redução significativa de custos, e o alinhamento total com a estratégia de externalização de serviços de infraestrutura (cloud).

A principal mais-valia do projeto foi o espírito de unidade que veio trazer à Ascendum, uma organização de grande dimensão e com grandes diferenças culturais e geográficas.

“Com o novo portal, a Ascendum conseguiu aproximar e aumentar a colaboração entre as equipas, a partilha de conhecimento e a forma como as subsidiárias comunicam entre si. Capacitou os nossos colaboradores com mais informação e reforçou o espírito de pertença”, referiu ainda em comunicado Rui Galamba.