Solução da IBM permite uma utilização mais segura de apps não autorizadas

A IBM anunciou uma nova tecnologia na área da segurança em cloud que pretende tornar mais segura a crescente utilização em ambiente de trabalho de aplicações não-corporativas na cloud. A solução Cloud Security Enforcer é uma tecnologia que consegue aliar a gestão de identidade na cloud (Identity as a Service) com a capacidade das empresas em detetarem que aplicações externas estão a ser utilizadas pelos seus colaboradores, mesmo as que são acedidas nos dispositivos móveis.

O Cloud Security Enforcer ajuda as organizações a endereçarem uma potencial e significativa exposição a falhas de segurança, uma vez que têm visibilidade sobre uma fração das apps utilizadas pela sua força de trabalho.

Embora a cloud permita aumentar exponencialmente a produtividade, quando os colaboradores utilizam aplicações não autorizadas, tendência conhecida como “Shadow IT”, podem levar a uma perda de controlo e visibilidade sobre dados sensíveis por parte das empresas, e à incapacidade destas em protegerem as identidades dos seus colaboradores.

O novo Cloud Security Enforcer da IBM pode monitorizar uma rede corporativa, identificar as aplicações que os funcionários estão a usar e fornecer-lhes uma maneira mais segura de acesso. Com base na parceria existente entre a IBM e a Box, que oferece aos utilizadores segurança reforçada na partilha de ficheiros através de dispositivos móveis e da web, a IBM lançou o Cloud Security Enforcer através da  plataforma de colaboração e gestão de conteúdo da Box baseada em cloud.

Além da app da Box, a IBM tem também conectores de segurança para outras aplicações utilizadas no ambiente empresarial, o que inclui ferramentas de Microsoft Office 365, o Google Apps, Salesforce.com, entre outras.

Desenvolvida pela IBM Security, a tecnologia ajuda as organizações a reduzir os desafios do Shadow IT, a defenderem-se contra hackers que procuram explorar a utilização insegura da cloud, e a materializar a produtividade e os benefícios de eficiência da utilização mais segura das apps na cloud.