Solução de IoT da NEC aplica reconhecimento facial e analítica à indústria fabril

A NEC mostrou, em Hannover, de que forma a sua solução de Internet das Coisas, baseada na plataforma Azure IoT da Microsoft, ajuda a indústria fabril a alcançar uma melhor gestão, através de tecnologia de reconhecimento facial e análise de dados.

Durante o evento que Hannover Messe 2015, que decorreu na cidade alemã de 13 a 17 de abril, a empresa japonesa revelou uma das suas mais recentes apostas na tendência tecnológica que é a Internet das Coisas, ou IoT. Esta solução da NEC tem como alvo a indústria fabril e integra o seu software de reconhecimento facial FieldAnalyst, aliado às ferramentas de comunicação, analítica e armazenamento de dados oferecido pela suite Azure IoT.

A demonstração consistiu, então, na identificação facial de todas as pessoas que entravam num determinado local, procedendo, segundo a empresa, à análise subsequente, em tempo-real, da idade e género através do FieldAnalyst for Gate da NEC.

A empresa nipónica afirma que os dados gerados por este sistema são, posteriormente, reencaminhados para o Azure Stream Analytics via Azure Event Hubs. Estas informações são, então, armazenadas na Azure SQL Database e podem ser acedidas através da ferramenta Microsoft Power BI e, consequentemente, analisadas para que sejam extraídos padrões de tráfego e de comportamento.

A NEC e a Microsoft têm vindo a colaborar mutuamente desde 1979, parceria esta que está orientada para a vertente da engenharia ao nível dos servidores, do armazenamento, das soluções de rede e dos servidores SQL. Desde o seu estabelecimento, a aliança entre as duas tecnológicas já se expandiu para soluções Microsoft que englobam o Azure, o Office 365 e o Dynamics CRM.

“A nossa exposição na Hannover Messe demonstrou o potencial das tecnologias biométricas da NEC, combinadas com serviços baseados na cloud, que podem ser disponibilizados aos clientes sem quaisquer barreiras geográficas”, diz em nota Naohiko Torii, gestor da unidade de Solution Platform Business da NEC. “Apesar de esta demonstração estar orientada para um evento focado na área fabril, a solução poderá ser aplicada num sem número de indústrias, incluindo o retalho, a hotelaria e muitas outras”.

Por seu lado, Caglayan Arkan, diretor do segmento de recursos e manufatura da Microsoft, acredita que a solução da NEC, que tira partido das potencialidades do serviço Azure IoT, permitirá que os clientes de ambas as empresas possam aumentar as suas vendas e alcançar níveis mais elevados de satisfação, através de “uma mais rápida perceção do valor do negócio e uma maior interação com os seus clientes”.