Solução tecnológica quer ajudar entidades a cumprir com o novo RGPD

A F3M lançou uma solução tecnológica inovadora que irá apoiar entidades e profissionais a cumprir as alterações e diretrizes impostas pelo RGPD.

A F3M lançou uma solução tecnológica inovadora que irá apoiar entidades e profissionais a cumprir, de forma eficaz e eficiente, as alterações e diretrizes impostas pelo Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, diploma que entra em vigor esta semana.

Calendarizar e gerir ações de formação, reuniões, incidentes e reclamações serão algumas das funcionalidades desta solução, que pretende ser um suporte efetivo ao trabalho diário das empresas e instituições, sobretudo, numa altura em que prevalecem ainda muitas dúvidas relacionadas com o novo enquadramento legal.

Esta ferramenta, cujo funcionamento é integrado com o software F3M, permitirá agilizar e otimizar as tarefas do Encarregado de Proteção de Dados (DPO – Data Protection Officer), figura criada pelo novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, e que será responsável pelo cumprimento das medidas introduzidas pelo novo diploma. Permitirá, entre outras tarefas, identificar e minimizar os riscos de proteção de dados de um projeto e garantir a geração de cópia de segurança anonimizada, do ficheiro de portabilidade, a consulta de logs de acesso aos dados pessoais e a geração de esquecimento.

Com esta solução web, global e integrada, o Encarregado de Proteção de Dados poderá assim garantir, com rapidez e eficiência, a conformidade das suas ações face ao novo diploma. Recorde-se que o Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados entra em vigor já no próximo dia 25 de maio e introduz diversas alterações que deverão ser implementadas pelas empresas e instituições. O não cumprimento das novas diretrizes poderá acarretar elevadas coimas para as entidades em situação de incumprimento.

Atenta a esta nova realidade, a F3M vindo a realizar diversas iniciativas de apoio às entidades e aos profissionais, tendo realizado, em diversas localidades do país, sessões de esclarecimento sobre o tema, incluindo cursos de formação e preparação de profissionais que irão assegurar o cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados nas suas organizações. Agora, com esta nova solução, a tecnológica pretende reforçar ainda mas o apoio e suporte dado às empresas e instituições.