Sonae continua a apostar na inovação

Em 2013 a Sonae investiu 83 milhões de euros em investigação, inovação e desenvolvimento. Um ano depois, a empresa reforçou a sua aposta estratégica na inovação, sendo que tem gerado e implementado centenas de inovações que têm contribuído para reforçar as posições de liderança dos seus negócios de retalho em Portugal e alargar a sua presença internacional.

A sua aposta estratégica esta agora sintetizada na sexta edição do “Livro de Inovação no Retalho”, um relatório no setor empresarial a nível mundial.

“Esta aposta está também a facilitar o desenvolvimento dos nossos negócios a nível internacional, disponibilizando-nos soluções duradouras para competir num mercado cada vez mais global”, afirma, em comunicado, Nuno Lopes Gama, chefe de inovação e tecnologia do futuro da Sonae.

Segundo a empresa, de entre as várias inovações desenvolvidas e implementadas destacam-se, na área alimentar, a nova app Continente, o robot de cozinha Yämmi, os centros de serviços nos polos logísticos da Maia e Azambuja para gestão centralizada de suportes logísticos ou o projeto SIM Cliente, focado na melhoria da experiência de compra que introduziu 78 inovações per si.

Na área de retalho especializado, distingue-se o desafio My Design By de criação e personalização de milhares de peças pelos clientes, o programa de gestão interna da inovação ShineOn, o projeto de gestão de força de vendas da Worten e o novo conceito de lojas Sport Zone.

As inovações incluem também vídeos personalizados com base em QR codes Lively Gifts, a Carne Maturada Continente, as t-shirts Zippy com Proteção Anti-UV, o conceito de Fábrica dos Brinquedos para os espaços de brinquedos no Continente, a impressão de cupões de desconto nas próprias lojas Continente, o concurso Código Secreto da Worten ou o desafio de programação Agile Marathon desenvolvido em parceria com universidades em Portugal e Espanha.