Sonae promove criação de app para setor do retalho em Espanha

A Sonae iniciou, em Espanha, a sua primeira maratona de inovação fora de Portugal, envolvendo cerca de uma centena de estudantes universitários naquele país. O evento designado de “Agile Marathon Madrid” tem como desafio a criação de uma aplicação para dispositivos móveis aplicada ao sector do retalho de eletrónica. 

e-commerce

O conceito, desenvolvido pela Sonae em Portugal, procura promover uma maior ligação entre o mundo académico e empresarial e estimular a criatividade e a inovação na sociedade, colocando desafios práticos das empresas aos estudantes do ensino superior.

Nesta primeira edição a nível internacional, a maratona de inovação envolverá as Universidades Autónoma, Complutense e Politécnica de Madrid, entre outras. Durante 29 horas, equipas de dois a cinco alunos dos diferentes cursos vão enfrentar o desafio de criar um protótipo funcional de uma aplicação móvel para diferentes dispositivos, ligada ao mundo do retalho de eletrónica e ao serviço ao consumidor. As suas competências serão postas à prova num desafio concreto proposto pela Sonae, que implicará um intenso período de conceptualização, desenho e programação das aplicações.

Tendo como único limite da imaginação, o desafio possibilita aos participantes analisar e ficar a conhecer as várias cadeias de valor dos negócios, ao mesmo tempo que estimula uma verdadeira cultura de sinergia e colaboração. Os protótipos devem estar focados no cliente final, mas podem envolver vertentes como logística, organização, gestão de stocks e integração do produto com outras ferramentas, sistemas de pagamento, geolocalização, atendimento ao cliente,gamification, usos de redes sociais ou realidade aumentada, entre outros, aplicando as habilidades e os conhecimentos técnicos adquiridos na faculdade para o mundo real.

As equipas vencedoras beneficiam do reconhecimento da Sonae e das universidades envolvidas, sendo premiadas com estágios, equipamentos tecnológicos e cheques prenda que podem utilizar para adquirem ferramentas que facilitem e reforcem a sua aprendizagem.