Sony abre candidaturas à 2ª edição dos Prémios PlayStation

A Sony está a lançar a segunda edição dos Prémios PlayStation, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de videojogos em Portugal. A ideia é desafiar os jovens portugueses a apresentarem os seus projetos, oferecendo ao vencedor a possibilidade de ver o seu jogo publicado para PlayStation 4.

Na primeira edição dos Prémios PlayStation, venceram os criadores do estúdio FunPunch, que desenvolveram o jogo Strikers Edge e tiveram a oportunidade de o apresentar em Los Angeles, na E3. O jogo de combate de arcada venceu também o Prémio PlayStation da Imprensa e será lançado na plataforma PS4 ainda este ano. 

Agora, surge uma nova oportunidade. Entre 25 de julho e 21 de setembro, todos os estúdios, estudantes universitários, jovens programadores e empresas portuguesas que tenham faturado menos de 100 mil euros em 2015 poderão candidatar-se à iniciativa. Todos os candidatos terão de apresentar uma equipa de projeto composta por pelo menos três tipos de perfis: game designer, programador e artista.

Os 20 projetos que passarão à fase final serão conhecidos a 11 de outubro e os seus projetos terão a oportunidade de serem apresentados ao júri da iniciativa e à imprensa especializada, num evento em novembro. O grande vencedor será anunciado na cerimónia de entrega dos Prémios PlayStation em janeiro 2017.

Na primeira edição, mais de 50 equipas apresentaram os seus projetos para os Prémios PlayStation.

Os Prémios estão divididos numa categoria principal e cinco categorias secundárias:

Categoria Principal

–   Melhor Jogo de 2016

Categorias Secundárias

–       Jogo mais Inovador

–       Melhor Arte

–       Melhor Utilização das Plataformas PlayStation®

–       Melhor Jogo Infantil

–      Prémio da Imprensa 

O projeto vencedor do Melhor Jogo de 2016 em Portugal terá acesso a um prémio monetário no valor de 10 mil euros para apoiar o financiamento do desenvolvimento do videojogo, kits de desenvolvimento PS4, espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa, uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation no valor de 50 mil euros e a publicação na PlayStation Network. 

As candidaturas terão de ser submetidas em premiosplaystation.com até ao dia 21 de setembro, e têm de incluir um vídeo de apresentação do jogo, com um máximo de 5 minutos de duração, o documento de Concept Design (em formato PDF, sem limite de páginas), e os currículos dos membros da equipa. 

Estes prémios estão incluídos no programa PlayStation Talents, que tem como objetivo impulsionar a indústria do desenvolvimento de videojogos em Portugal e Espanha através de várias iniciativas destinadas a apoiar o talento nacional. Opera em cinco áreas –Futuros Talentos (ensino secundário), PlayStation First (apoio a instituições de ensino superior), Prémios PlayStation, Games Camp (Espanha)PlayStation Alianças.