Sony cria incubadora de produtos extravagantes

A Sony Electronics anunciou a criação do New Business Incubation Group (NBIG), uma incubadora destinada a pôr no mercado produtos com design extravagante e conceitos invulgares.

Este grupo de incubação vai juntar várias unidades que hoje estão dispersas: Life Space UX, Papel Digital, SmartEyeglass e Sports Entertainment. Cada uma destas divisões tem investido em tecnologias inovadoras que integram produtos de conceito, interação humana e o ambiente à sua volta. A Sony quer partilhar recursos entre estas divisões e alinhar as estratégias de ida para o mercado.

“Na Sony, temos uma forte herança como pioneiros na tecnologia de consumo que tem impacto nas vidas diárias”, explica Mike Fasulo, presidente da Sony Electronics. “Cada unidade de negócio NBIG vai demonstrar os nossos esforços continuados em I&D e o foco em entregar tecnologia que abraça a inovação e uma nova forma de pensar.”

A Life Space UX, por exemplo, cria produtos destinados a modificar a interação do utilizador com o ambiente físico e a sua experiência de entretenimento, explica a empresa em comunicado. Um destes produtos é o 4K Ultra Short Throw Projector, que se coloca no chão ao pé da parede e a transforma numa “janela” para outro mundo. Há também a LED Bulb Speaker, uma lâmpada com altifalante que dá música através do candeeiro e vai chegar em breve por cerca de 215 euros. E outro produto é o Glass Sound Speaker, uma coluna de som com o formato de um tubo em vidro com uma fonte de luz LED.

Noutro grupo inclui-se o programa Future Lab, cuja abordagem à investigação e desenvolvimento se foca num ambiente criativo aberto, com feedback dos consumidores – que são chamados a agirem como “co-criadores.”

O primeiro protótipo deste programa foi demonstrado recentemente no festival South by Southwest, em Austin, Texas. Chama-se “N” e consiste numa interface de utilização mãos livres que permite controlar o adio com comandos de voz, permitindo ao consumidor receber informação sem ter de inserir um auscultador no ouvido. É uma espécie de auscultador externo.