Sony quer investir milhares de milhões no negócio de sensores

A Sony vai emitir uma série de novas ações e obrigações para fortalecer-se na esfera dos sensores de imagem. Com esta estratégia, a empresa japonesa espera angariar cerca de quatro mil milhões de dólares e poder afastar-se de alguns dos seus segmentos de consumo, que têm vindo a subtrair significativas quantias aos seus cofres.

Esta é a primeira vez em 26 anos que a tecnológica de Tóquio emite novas ações, medida através da qual espera conseguir embolsar perto de 2,62 mil milhões de dólares. A restante quantia provirá da emissão de obrigações convertíveis. A Sony quer aumentar a capacidade de produção de sensores de imagem da sua central no Japão.

Conta a Reuters que esta emissão de ações evidencia que o CEO Kazuo Hirai está a alicerçar a sua estratégia de revitalização da lucratividade da empresa sobre o negócio dos sensores. Nesta altura, a Sony está tentar reduzir o impacto de segmentos como smartphones e televisões nas receitas da empresa, tendo em conta que estes dois ramos têm sido severamente flagelados por rivais asiáticas que oferecem os meus produtos a preços bastante reduzidos, bem como por empresas de grande porte, como a Apple e a Samsung, apesar de esta última ter também já sentido em primeira mão os danos causados pela aguerrida competição no mercado da Ásia.

Os prejuízos sofridos pelas minguantes vendas de TV e smartphones têm sido, em certa medida, aplacados pelos negócios de sensores e pela divisão de jogos para a sua consola PlayStation. No último ano fiscal, a Sony registou perdas líquidas da ordem dos mil milhões de dólares, mas espera em 2015 reverter a situação através de uma mais forte aposta nos negócios que realmente dão dinheiro.

Este mês, a Sony mostrou-se confiante de que o seu negócio de sensores continuará a crescer, prevendo um aumento de 20 por cento das vendas até ao fim deste ano fiscal, totalizando entre 804 milhões e quatro mil milhões de dólares.