Sony revela disponibilidade do televisor OLED Bravia A1 na Europa

A empresa nipónica anunciou a data do lançamento europeu da gama de televisores OLED LED 4K HDR Bravia A1. Os televisores vão estar disponíveis no mercado em maio e já se encontra o processo para pré-encomenda em países selecionados, incluindo Portugal. As principais características da série OLED BRAVIA A1 consistem na tecnologia OLED otimizada pelo processador 4K HDR X1 Extreme e o sistema de som Acoustic Surface.

De acordo com o comunicado de imprensa, a Sony foi a primeira fabricante a lançar um televisor OLED no mercado em 2007, o XEL-1. Desde então, a Sony continuou a fabricar produtos OLED galardoados para transmissão profissional e produção de vídeo, amplamente utilizados para edição, revisão de diários, criação de gráficos, efeitos especiais, assim como para a transmissão e produção cinematográfica.

O mesmo comunicado realça que os ecrãs OLED Master para profissionais da Sony venceram um Óscar Científico ou Técnico (Scientific and Engineering Academy Award), bem como um Emmy técnico para inovação excecional ao nível de desenvolvimento e engenharia.

“Desde o lançamento do produto no Consumer Electronics Show em janeiro deste ano, recebemos opiniões fantásticas, que elogiam a combinação inovadora que o Oled Bravia A1 faz de uma qualidade de imagem líder na indústria com uma conceção de som engenhosa graças à tecnologia Acoustic Surface”, afirma Motoi Kawamura, responsável pelo Marketing TV e Planeamento de Produto da Sony Europe. “É com grande entusiasmo que iremos trazer o Oled Bravia A1 para os clientes na Europa em maio.”

Para acompanhar a estrutura sem retroiluminação do OLED, a Sony desenvolveu uma nova tecnologia de som, Acoustic Surface, que emite um som  diretamente a partir do ecrã.  Produz um som panorâmico e sincronização da imagem a partir de todos os ângulos, mesmo nas áreas laterais. Em conjunto com o ângulo de visualização amplo do OLED, a série A1 promete oferecer uma experiência visual e auditiva ímpar, independentemente da posição ou do ângulo de visualização.

A nova gama de televisores Oled 4K HDR Bravia A1 suporta HDR (gama dinâmica alta), que reproduz um contraste dramático com cores vivas e brilhantes. O avançado processador de imagem 4K HDR X1 Extreme da Sony melhora ainda mais a precisão cromática, o contraste e a nitidez, suportando HDR10, HLGe Dolby Vision para a visualização de conteúdos HDR.

Os televisores já se encontram em processo de pré-venda e custam entre 3,999 euros e 5,999 euros. A diferença dos modelos KD-55A1 e KD-65A1 consiste no número de polegadas, sendo que o primeiro, o mais barato, tem 54,6 polegadas enquanto que o outro apresenta 64,5 polegadas.