Sony revela primeiro protótipo desenvolvido no Future Lab

A Sony vai revelar os primeiros protótipos de produtos desenvolvidos no novo programa Future Lab, um “laboratório do futuro” em Tóquio com uma abordagem diferente à investigação e desenvolvimento, que chama os consumidores a participarem. Um dos protótipos chama-se N e é virado para o áudio.

O N será apresentado no festival de música e tecnologia South by Southwest (SXSW), que arranca em Austin na próxima sexta-feira e onde a Sony terá um espaço de demonstração a partir de sábado.

“O Future Lab aposta numa abordagem à investigação e desenvolvimento tecnológico com foco num ambiente de criatividade aberta e linhas diretas de comunicação com a sociedade, através das quais pretende co-criar novos estilos de vida e valores para o utilizador do futuro”, explica a Sony em comunicado. Como parte desta abordagem, o programa vai partilhar os protótipos com os utilizadores enquanto ainda estão em desenvolvimento, e procura inspiração a partir deles. A ideia é usar o feedback dos consumidores para refinar os projetos.

O N é o primeiro projeto a ser apresentado. O conceito é de uma interface de utilização mãos livres que cria “uma nova forma de experimentar o áudio, como música e som, permitindo ao utilizador receber informação áudio sem ter de inserir qualquer objeto na sua orelha”, revela a Sony. Segundo o que é possível ver no vídeo de lançamento, o N assemelha-se a um colar que assenta no pescoço como um par de auscultadores quando se retiram da cabeça, mas não dá para perceber muito mais que isso.

Quanto ao programa Future Lab, este será o lançamento oficial. A empresa japonesa quer regressar à vanguarda da inovação numa série de áreas e conta com as reações da comunidade de utilizadores. O logótipo do programa baseia-se num “F” e num “L”, que parecem rebordos de enquadramento numa câmara. À medida que mais protótipos forem sendo apresentados, novas letras serão adicionadas dentro da “moldura” do logótipo, simbolizando o conceito por detrás destas iniciativas.

O site do Future Lab não fornece muito mais informações, mas tem um vídeo interessante sobre o N e convida o utilizador a “experimentar o futuro primeiro.”