Sophos adquire Invincea por 100 milhões

A Sophos, fabricante especializada em segurança de rede e endpoint, chegou a acordo para a aquisição da Invincea, empresa focada em proteção contra malware de próxima geração.

O negócio foi fechado por 100 milhões de dólares, com um earn-out de 20 milhões. A Sophos informa que a sede da Invencea em Fairfax, Virginia será mantida e que tanto o CEO Anup Ghosh como o COO Norm Laudermilch irão juntar-se à empresa em posições de liderança. A Invincea Labs, uma divisão administrada e operada separadamente desde 2012, foi separada antes da aquisição e não faz parte desta transação.

“Ao adicionar a Invincea ao nosso portfólio global, a Sophos está a colocar em prática a sua visão de montar as tecnologias mais poderosas para oferecer as melhores e mais avançadas defesas aos nossos clientes”, afirma Kris Hagerman, diretor executivo da Sophos.

O responsável argumenta que a Invincea lidera o mercado de detecção de ameaças com base na aprendizagem de máquinas. A aquisição, indica, reforçará a segurança de endpoint da Sophos com defensas complementares. “Estamos orgulhosos de dar as boas-vindas à equipa da Invincea na Sophos e esperamos apresentar os benefícios desta tecnologia aos nossos clientes e parceiros em todo o mundo “, acrescenta Hagerman.

O portfólio de segurança de endpoint da Invincea foi criado para detectar e prevenir malware desconhecido e ataques sofisticados através de algoritmos (já patenteados) de redes neurais de aprendizagem profunda.  O seu produto principal é o X, que utiliza redes neurais de aprendizagem e monitorização comportamental para detectar um malware anteriormente invisível. O foco é nos setores de governo, saúde e serviços financeiros.

“A Invincea começou com o objetivo de aplicar tecnologias sem necessidade de assinaturas, incluindo a aprendizagem automática, e formas inovadoras para proteger as organizações contra os ciberataques mais avançados”, afirma Anup Ghosh, fundador e diretor executivo da Invincea. “A nossa solução X representa uma nova geração de tecnologia antivírus baseada em aprendizagem profunda e monitorização comportamental. A união de forças com a Sophos é a oportunidade perfeita para levar a nossa tecnologia para o mundo e torná-la parte de um sistema abrangente de segurança sincronizada”, defende.

O portfólio da Sophos inclui proteção de endpoint e tecnologia anti-malware, anti-exploit e anti-ransomware sem assinatura. A tecnologia de aprendizagem de máquina da Invincea será integrada ao portfólio de proteção de endpoint da Sophos.

O suporte e venda do portfólio de segurança de endpoint da Invincea, incluindo a solução X, continuará a ser feito pela empresa e estará disponível através da sua rede de parceiros.