Sophos antevê técnicas de ataque baseadas em IA

De momento, e de acordo com uma investigação da empresa, os atacantes estão céticos em relação à IA para o cibercrime.

A Sophos divulgou dois relatórios sobre a utilização da Inteligência Artificial (IA) no cibercrime.

O primeiro demonstra como, no futuro, os impostores poderão tirar partido de tecnologias de IA Generativa como o ChatGPT para cometer fraudes em grande escala, mesmo tendo competências técnicas mínimas.

No entanto, o segundo relatório concluiu que, apesar do potencial da IA, em vez de adotarem grandes modelos de linguagem (LLMs) como o ChatGPT, alguns cibercriminosos estão céticos e até preocupados com a utilização da IA nos seus ataques.

Utilizando um modelo simples de e-commerce e ferramentas LLM como o GPT-4, a equipa Sophos X-Ops conseguiu criar um website totalmente funcional com imagens, áudio e descrições de produtos gerados por IA, bem como um login falso no Facebook e uma página de checkout falsa para roubar as credenciais de login e os detalhes dos cartões de crédito dos utilizadores.

Criar e operar o website exigiu um conhecimento técnico mínimo e, utilizando a mesma ferramenta, a Sophos X-Ops foi capaz de criar, em minutos, centenas de websites semelhantes recorrendo a um botão.

“É natural – e expectável – que os criminosos se voltem para as novas tecnologias de automatização. A criação original de e-mails de spam foi um passo fundamental na tecnologia de fraude porque alterou a escala do seu espaço de manobra. As novas tecnologias de IA vão fazer o mesmo: se existir uma tecnologia que consiga criar ameaças completas e automatizadas, vão acabar por utilizá-la”, disse Ben Gelman, senior data scientista da Sophos.

“No entanto, parte da razão pela qual realizámos estas investigações foi para nos anteciparmos aos criminosos. Ao criar um sistema para a criação de websites fraudulentos em grande escala que é mais avançado do que as ferramentas que os criminosos utilizam atualmente, temos uma oportunidade única para analisar e nos prepararmos para esta ameaça antes que ela prolifere”, acrescentou ainda.

Para a investigação sobre as atitudes dos atacantes em relação à IA, a Sophos X-Ops examinou discussões relacionadas com LLM em quatro importantes fóruns da dark web. Embora a utilização de IA pelos cibercriminosos pareça estar numa fase inicial, estão a discutir o seu potencial no que diz respeito à engenharia social. A Sophos X-Ops já testemunhou a utilização de IA em golpes baseados em romance e criptomoedas.

Para além disso, a Sophos X-Ops descobriu que a maioria dos posts estava relacionada com a venda de contas ChatGPT comprometidas e “jailbreaks” – formas de contornar as proteções incorporadas nos LLMs, para que os cibercriminosos possam usá-los para fins maliciosos.