Sophos Day 2021 debateu cibersegurança

Na sétima edição do Sophos Day, a empresa apresentou ainda as principais tendências de segurança, compiladas no seu “Threat Report 2022”.

A Sophos organizou o seu Sophos Day 2021, que vai já na sétima edição consecutiva, e reuniu cerca de 1.000 profissionais do setor da cibersegurança, entre clientes, parceiros, imprensa e especialistas em cibersegurança.

Os especialistas da Sophos aproveitaram para analisar em detalhe o panorama atual das ciberameaças e que tipo de ciberataques estão mais ativos em todo o mundo, com o ransomware como protagonista.

Perante um panorama de ameaças desanimador e cada vez mais complexo e profissional, a Sophos aposta numa mudança de paradigma, fazendo evoluir as suas soluções de segurança avançada e oferecendo o seu Ecossistema Adaptativo de Cibersegurança (ACE), para que as empresas “possam adotar uma defesa estratégica nas suas políticas de cibersegurança”.

Ricardo Maté, Regional Vicepresident South EMEA da Sophos, partilhou também os resultados da empresa a nível ibérico: um crescimento de quase 25% nas receitas anuais no ano fiscal de 2021 (terminado em março de 2021); e um crescimento de 20% nas receitas anuais no primeiro semestre do ano fiscal de 2022 (encerrado a 30 de setembro de 2021).

A Sophos apresentou ainda os resultados de um inquérito realizado aos seus clientes, no qual estes reconhecem que, se não pudessem contar com as soluções de cibersegurança do fabricante, “necessitariam do dobro dos recursos para manter o mesmo nível de proteção.”

Para além disso, com a Sophos, as empresas registaram “menos incidentes de segurança e, dentro daqueles que ocorreram, conseguiram dar uma resposta mais rápida”.

Perante a complexidade existente, a Sophos aposta numa evolução dos sistemas de segurança baseada na proteção por camadas e na monitorização contínua da rede, na qual a tecnologia tem de evoluir para estar à altura das ameaças.

Neste sentido, a Sophos mostrou, durante o Sophos Day, o seu Ecossistema Adaptativo de Cibersegurança (ACE), uma arquitetura de segurança aberta que tira partido da automação e das equipas de analistas e especialistas em segurança da Sophos, bem como da informação coletiva de todos os produtos do fabricante.

O novo paradigma de cibersegurança impulsionado pelo ACE baseia-se num data lake que atua como repositório de informação, onde se correlacionam os dados processáveis de todos os produtos e serviços da Sophos, bem como a Inteligência de ameaças da SophosLabs, da Sophos IA e das equipas de operações de segurança da empresa.