Sophos reúne no Porto mais de 150 profissionais de cibersegurança

A Sophos realiza no Porto esta quinta feira o Sophos Day 2019, na Casa da Música. O evento junta reconhecidos nomes em cibersegurança que terão oportunidade de partilhar casos reais, analisar as últimas tendências de ciberameaças e identificar, junto de parceiros do setor, as chaves para sincronizar tecnologias e assegurar a melhor coordenação face a ataques de última geração.

Na Casa da Música, no Porto, um dos temas que serão abordados ao longo da manhã foca os ataques de ransomware dirigido – identificados como as principais ameaças que enfrentam os serviços de cibersegurança em 2019.

Depois dos ataques massivos protagonizados por bots nos últimos anos, os cibercriminosos mudaram as suas estratégias para ataques de ransomware dirigidos, tornando os ataques mais personalisados e difíceis de detetar. Um exemplo disto é o Matrix, um ransomware que pede resgates de até 2500 euros, que foi recentemente detetado e analisado pelo SophosLab.

A vulnerabilidade dos telefones móveis também estará em debate. Um estudo recentemente lançado pelo SophosLabs, onde se analisaram mais de 10 milhões de amostras de Android cedidas pelos utilizadores, revelou a existência de 3,5 milhões de aplicações potencialmente suspeitas ou maliciosas e, destas, 77% eram malware.

Desde então, este tipo de ameaças sofreu um incremento significativo pois cada vez atacantes recorrem a plataformas oficiais como o Google Play para esconder aplicações maliciosas como software de criptomineração ou malware que põe em periogo a segurança de dispositivos móveis.

Ao longo de toda a manhã, serão apresentadas as principais tendências em inovação e cibersegurança mas serão também alvo de debate as melhores estratégias e tecnologia para a luta contra o cibercrime. Perante um panorama internacional cada vez mais complexo em que os ciberatacantes desenvolvem ameaças cada vez mais personalizadas, e por isso, mais difíceis de detetar, a Sophos continua a ampliar as funcionalidades das suas tecnologuas através da Segurança Sincronizada.

Com o desenvolvimento de sistemas como o Intercept X, que recerre a Deep Learning para oferecer uma previsão preditiva face a qualquer malware e que também conta com funcionalidade EDR; ou a última geração de XG Firewall que incorporta proteção contra movimentos laterais, a Sophos disponibiliza assim soluções de última geração para fazer frente às ciberameaças atuais.

Ricardo Maté, country manager da Sophos Iberia, vai clarificar a evolução do panorama das ameaças no setor da cibersegurança. Com ele, Alberto R. Rodas, Sales Engineer Manager da Sophos Iberia apresentara as possibilidades do Intercept X Advanced, que conta com tecnologia EDR e que agora permite a deteção e resposta inteligente de forma antecipada. Iván Mateos, Sales Engineer da Sophos Iberia, apresentará as novas funcionalidades do XG Firewall na sua versão 17.5 e a ferramenta de consciencialização e formação dos utilizadores – Phish Threat.

O encontro termina com uma mesa redonda com responsáveis de empresas de distintos setores de atividade do tecido empresarial nacional que, a par com a Sophos, vão ter oportunidade de comentar o estado de prevenão contra ciberataques das empresas nacionais e a importância que pessoas como CISO ou DPO têm nas organizações, qual o nível de consciencialização que existe nas empresas em Portugal para que seja possível identificar o estado da cibersegurança.