SPARK 4 TECH abre candidaturas

O programa de transferência de tecnologia espacial vai permitir às empresas aceder a financiamento para estudar a viabilidade dos projetos.

O ESA Space Solutions Portugal, coordenado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), abriu as candidaturas para o SPARK 4 TECH.

Trata-se de um programa que apoia empresas portuguesas interessadas em transferir tecnologia espacial em benefício da Terra.

O SPARK 4 TECH é uma iniciativa da Agência Espacial Europeia (ESA) com o apoio da Agência Espacial Portuguesa e da ANACOM, e vem financiar estudos de viabilidade técnica e económica da transferência de tecnologia utilizada no espaço em aplicações terrestres.

Deste modo, será possível provar a relevância de uma tecnologia/know-how do espaço para outro campo tecnológico, bem como reduzir o risco do negócio e confirmar a oportunidade de mercado.

Cada projeto receberá até 50 mil euros de financiamento, correspondendo a 50% do total dos custos elegíveis (100 mil euros), durante os seis meses do estudo de viabilidade, e acesso a outras oportunidades de financiamento da ESA.

Podem candidatar-se entidades portuguesas, empresas que operem no setor do espaço ou não-espaço (incluindo PME) e organizações académicas e de investigação.

As candidaturas estão abertas até 4 de novembro de 2022.

Simultaneamente ao SPARK 4 TECH, estão, também, a decorrer, até ao dia 4 de novembro de 2022, as candidaturas para o programa Spark 4 Business.

Até ao momento, o Spark 4 Business já apoiou 26 startups portuguesas, com um valor total de 650 mil euros de financiamento atribuído.