Startups de base tecnológica finalistas do Prémio do Jovem Empreendedor

Quatro startups de base tecnológica são finalistas da 14ª edição do Prémio do Jovem Empreendedor. Esta iniciativa da Associação Nacional de Jovens Empresários distingue o que de melhor se faz a nível empresarial entre os jovens portugueses.

startup-blocksAs startups finalistas são a SensorialFIT, a Shipperline, a Top Research e a Track Student. Estas empresas serão avaliadas na viabilidade económica do projeto e na diferenciação dos seus produtos. A startup vencedora recebe um prémio de 30 mil euros em dinheiro. O júri desta iniciativa procura a ideia mais inovadora, o espírito mais empreendedor e o conceito com maior viabilidade.

O projeto SensorialFIT tinha anteriormente vencido o prémio da Samsung para as indústrias criativas. O vestuário sensorial com algumas componentes tecnológicas, como sistema de localização por GPS, foi criado para crianças com necessidades especiais.

A aplicação portuguesa Top Files, da Top Research, já conseguiu receber 500 mil downloads em dois meses no iOS. Atualmente a aplicação evoluiu para a Top Suite, um software que permite gerir e criar ficheiros entre computadores e dispositivos móveis através da cloud.

A Shipperline criou uma plataforma Web e móvel, permitindo otimizar os processos de exportação de mercadorias, criando um canal de comunicação entre exportadores e os agentes de navegação.

Já a Track Student é um uma plataforma online que acelera o contacto entre empresas e jovens estudantes, colocando-os em contacto com entidades empregadores desde que entram para as universidades. Os académicos podem assim gerir uma nova rede de contactos.

A 14ª edição do Prémio do Jovem Empreendedor realiza-se hoje, dia 22 de novembro, numa gala na Alfândega do Porto.