Supercomputador do ranking Green500 tem processador ASUS

O supercomputador que ocupa a primeira posição no ranking Green500, conta com servidores da ASUS, como foi anunciado esta semana.

ESC4000 G2S_3D

Os servidores ESCS4000 G2S foram distinguidos devido à eficiência energética, para integrarem a Cluster GSI, em cooperação com o Frankfurt Institute for Advanced Studies. O cluster vai ser usado para simulações de Física Teórica.

Tom Lin, diretor geral da Server BU da ASUS, referiu que “a ASUS tem uma posição fiável e duradoura no campo da computação de alta performance – high-performance computing (HPC) – e orgulha-se desse facto. Ao estarmos no ranking da Green500 de 2014 alcançámos um novo nível, graças ao ambicioso projeto GSI com servidores ASUS ESC4000 G2S GPU. Orgulhamo-nos de oferecer aos nossos clientes soluções capazes de garantir um desempenho sem paralelo e uma invejável eficiência energética. O cluster GSI assegura uma performance de topo para aplicações de HPC críticas — a ASUS está muito contente em participar de forma ativa neste projeto”.

Já o responsável pelo Institute for Advanced Studies sublinha que “os supercomputadores são elementos inevitáveis para as pesquisas que se fazem nos dias que correm. Os desafios científicos requerem os computadores mais rápidos do mercado, mas não nos podemos esquecer do consumo energético e dos custos, para que possamos usar os recursos que estão à nossa disposição da melhor forma possível. Estamos muito entusiasmados por temos alcançado a primeira posição da lista Green500 com o L-CSC e agradecemos à AMD e à ASUS por esta excelente parceria.”

O cluster de computação da GSI é um centro relevante de pesquisa, fornecendo informação para milhares de investigadores de todo o mundo.