Categories: Mobilidade

Surface Pro 4: um híbrido fácil e agradável

No primeiro contacto com o Surface 4 foi possível verificar a boa qualidade de construção e robustez mas o login não se processou de uma forma tão fácil quanto a desejada. No entanto, após ultrapassada a primeira dificuldade, as surpresas foram agradáveis.

A capa teclado com mais espaço entre teclas e o trackpad maior do que o do seu antecessor, o Surface Pro 3, oferecem conforto na escrita e na utilização.  A nível de desempenho, mesmo com vários programas abertos e ínumeras janelas do novo browser Edge, a velocidade de processamento não ficou comprometida. A produtividade não é afetada mesmo quando usamos programas que puxam mais pela máquina, no caso vertente o software Traktor Pro da Native Instruments. A qualidade do som, que para mim é de grande importância, é excelente tendo em consideração que estamos a falar de hardware não específico.

A capacidade da bateria foi outro dos aspectos surpreendentes. Apesar de não ter conseguido 9 horas de utilização indicadas pela Microsoft, muito possivelmente pelo forma como usei o Surface, não posso deixar de considerar o tempo de duração da bateria como um ponto positivo.

A nível de performance, a utilização como tablet não é nada diferente da utilização como notebook. A caneta, especialmente desenvolvida para o Surface Pro 4, tem um bom desempenho e precisão visto que integra 1.024 níveis de sensibilidade de pressão e possui borracha em ambas as extemidades. A facilidade com se passa do tablet para um computador e vice-versa continua a surpreender-me e Microsoft fâ-lo muito bem.

Os pontos negativos que encontrei residem essencialmente nas portas visto que apenas dispõe de um USB 3.0 quando muitas vezes necessito de utilizar mais do que um USB em simultâneo. O facto de possuir um mini displayport permite a conexão de vários adaptadores mas se não estiver “à mão” pode dificultar a ligação a outros dispositivos.

O meu primeiro contacto com o Windows 10 não podia ter sido melhor pois vou finalmente actualizar o SO do meu PC de casa.

Pelo que custa, o Surface Pro 4 corresponde ao esperado e tanto o recomendamos para um gestor de TI como para um consumidor que pretende uma máquina com boa performance.

 

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

1 dia ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

4 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

6 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 semana ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago