SUSE assina acordo com HPE para entrar em novos mercados

O acordo é uma alavanca estratégica da SUSE para infraestruturas software-defined e plataformas aplicacionais para empresa. A empresa aposta em ativos OpenStack IaaS e Cloud Foundry PaaS da Hewlett Packard Enterprise.

Foi assinado um acordo entre a SUSE e Hewlett Packard Enterprise (HPE) para a aquisição de tecnologia e talento. Este acordo permite a expansão do SUSE OpenStack Infrastructure-as-a-Service (IaaS), assim como a aceleração da entrada da SUSE no mercado de Cloud Foundry Platform-as-a-Service.

Os ativos da OpenStack vão ser integrados no SUSE OpenStack Cloud. Em relação aos ativos da Cloud Foundry e PaaS, estes vão permitir à SUSE disponibilizar no mercado uma solução certificada empresarial SUSE Cloud Foundry PaaS para todos os clientes e parceiros do ecossistema SUSE.

O acordo assinado incluiu a nomeação da SUSE como parceiro de open source preferencial da HPE para soluções Linux, OpenStack e Cloud Foundry. Este acordo trouxe ainda mais envolvimento da SUSE com a Cloud Foundation, tornando-se a SUSE membro platinum e ganhando assento no «board» da Cloud Foundation.

Segundo refere Nils Brauckmann, CEO da SUSE, em comunicado, “a grande força por trás desta aquisição é o compromisso da SUSE em disponibilizar tecnologias de infraestrutura open source software-defined que tragam valor acrescentado aos nossos clientes e parceiros empresariais”.

O executivo acrescenta ainda que o acordo “demonstra como estamos a construir o nosso negócio, através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisição de tecnologia. Mais uma vez, esta estratégia envia uma mensagem forte ao mercado e à comunidade open source internacional, de que a SUSE é uma empresa em movimento.”

Este acordo surge na sequência do anúncio recente acerca de um maior envolvimento entre a SUSE e a HPE para alavancar a expertise em OpenStack da SUSE, para inovação conjunta em torno das soluções PaaS da HPE, Helion OpenStack e Helion Stackato.

Para além deste acordo a transação, hoje anunciada, inclui um outro acordo não executivo, ao abrigo do qual a HPE irá usar o OpenStack IaaS e a tecnologia SUSE Cloud Foundry PaaS nas suas soluções Helion OpenStack e Helion Stackato.