Tecnologia 4DX chega aos cinemas em Portugal

Ao todo, são cerca de vinte os efeitos que as salas 4DX conseguem proporcionar, com sensações sincronizadas com o filme. A NOS indica que esta é a “primeira tecnologia multidimensional adaptada ao cinema comercial” e a sua estreia irá acontecer primeiro em salas de Lisboa e Porto.

Os efeitos da 4DX são possíveis através do sistema eletrónico de movimentos das cadeiras, que simulam sensações como voar, cair, acelerar ou travar. Depois, são instalados sistemas de recriação ambiental na sala, que imita a sensação de vento, chuva, nevoeiro, aromas, entre outros.

“A tecnologia 4DX é uma nova abordagem e uma outra fronteira”, afirma o administrador dos cinemas NOS Lusomundo, Luís Robredo Mota, lembrando que a marca trouxe o IMAX para Portugal em 2013 e que tem a seu cargo a gestão de 200 salas de cinemas. “Vamos proporcionar cinema ainda mais imersivo e dar outra dimensão à exibição de cinema”, acrescenta o responsável.

Esta não é ainda uma tecnologia com grande disseminação pelo mundo, havendo cerca de 180 salas equipadas com 4DX em 37 países. “Em parceria com os produtores de Hollywood mais reconhecidos, o formato 4DX desperta os 5 sentidos de forma incomparável, tornando-se a experiência de cinema absoluta”, sublinha a NOS.

É também uma forma de atrair espectadores que perderam o hábito de ir ao cinema, apesar de este segmento ter registado um aumento no ano passado: de acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual, tanto as entradas como as receitas de bilheteira aumentaram nos primeiros nove meses de 2015. As entradas subiram 2,2 milhões (de 8,6 para 10,8 milhões de espectadores) e as receitas evoluíram de 44,8 para 55,7 milhões de euros.

“Provando-se como um avanço para envolver ainda mais as audiências, o 4DX tem mostrado fortes performances em toda a Europa – da República Checa à Inglaterra, passando pela Suíça, Hungria, Polónia e Roménia”, garante o CEO CJ4Dplex, Byung Hwan. “Acreditamos fortemente que o 4DX também irá ser um sucesso em Portugal, e estamos muito animados em trabalhar com a NOS para continuar a nossa expansão internacional.”

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago