Tecnologia da NEC identifica pessoas através do som

A NEC anunciou o desenvolvimento de uma nova tecnologia biométrica para identificação de pessoas, através da ressonância do som determinada pela forma do canal auditivo do ouvido humano.

De acordo com a empresa, a nova tecnologia mede em aproximadamente um segundo as características acústicas determinadas pela forma do ouvido, que são únicas para cada indivíduo, recorrendo a um auricular com um microfone embutido para captar os sons que ressoam no canal auditivo. Além de distinguir pessoas com base em características acústicas, este método permite o seu reconhecimento rápido e com elevada precisão (superior a 99%).

“Atendendo a que esta nova tecnologia não requer ações específicas, tais como o exame de uma parte do corpo com um dispositivo de autenticação, ela permite efetuar de uma forma natural a autenticação contínua de uma pessoa, mesmo estando esta em movimento ou a realizar alguma tarefa, simplesmente através do uso de um auricular com um microfone embutido para captar os sons dentro dos ouvidos”, afirmou, em comunicado, Shigeki Yamagata, General Manager, Information and Media Processing Laboratories, da NEC Corporation.

O objetivo da NEC é comercializar esta tecnologia em 2018 para uma ampla gama de aplicações, incluindo a prevenção de falsificação de identidade em operações relacionadas com a segurança, tais como a manutenção, gestão e segurança de infraestruturas críticas, a proteção de confidencialidade das comunicações sem fios e das chamadas telefónicas e os serviços de orientação por voz, concebidos para determinados indivíduos ou cenários específicos.

As principais características desta nova tecnologia são as seguintes:

  • Medição instantânea e estável das características acústicas únicas do ouvido humano.
    O altifalante de um auricular é usado para gerar sinais acústicos durante algumas centenas de milissegundos. Um microfone embutido no mesmo auricular capta os sinais transmitidos dentro do ouvido. Durante este processo, um método de adição síncrona, que soma e calcula a média das formas de onda dos múltiplos sinais recebidos, é usado para eliminar o ruído dos sinais recebidos. Em seguida, calcula como o som ressoa dentro do ouvido (acústica). Estes passos são efetuados em menos de um segundo, permitindo medir de forma rápida e estável as características acústicas únicas de cada indivíduo.
  • Deteção de características com base na estrutura única de cada ouvido humano para um reconhecimento preciso. Uma vez que a forma e o tamanho do ouvido são únicos para cada pessoa, as suas características acústicas podem ser usadas para distinguir pessoas. Os resultados das experiências mostraram, em particular, que os componentes do sinal que viajam através do canal auditivo e são refletidos pela membrana do tímpano, assim como os componentes de sinal que passam através desta membrana e são refletidos na parte mais interna do ouvido, são ambos importantes para um reconhecimento eficaz. Assim, a deteção de valores característicos a partir destes dois tipos de componentes de sinal permitiu realizar, com um mínimo de complexidade computacional, ações de reconhecimento estáveis e com elevada precisão (superior a 99%).