A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de reconhecimento biométrico que identifica indivíduos através da medição das diferenças na forma das cavidades auriculares, com recurso a som que é inaudível para o ouvido humano.
Este desenvolvimento da tecnologia de autenticação acústica, que deverá estar disponível até ao final de 2018, foi desenvolvido em cooperação com o Nagaoka National College of Technology.
A autenticação acústica convencional é audível para o ouvido humano e tende a causar desconforto que interfere com o trabalho, a concentração e a audição do som ambiente. Esta nova tecnologia reforça a segurança através do reconhecimento em tempo integral (constante), não interferindo no comportamento nem no trabalho dos utilizadores.
A tecnologia identifica com precisão indivíduos, medindo as características acústicas que representam a forma do canal auditivo do utilizador. Auscultadores inteligentes, equipados também com microfones, emitem som inaudível de alta frequência (18 a 48 kHz), que é então refletido pelo canal auditivo e capturado pelos microfones. A análise dos sons refletidos permite determinar as características do canal auditivo de um indivíduo.
“A NEC desenvolveu esta tecnologia com o objetivo de evitar fraudes de identidade e garantir a segurança e a confiança na manutenção, gestão e segurança de importantes infraestruturas sociais”, afirmou Akio Yamada, diretor geral dos Data Science Laboratories, da NEC Corporation. “Esta tecnologia pode ajudar a aumentar a eficiência das operações em instalações médicas e centros de atendimento, por exemplo, através do reconhecimento em mãos livres que é assegurado graças ao recurso a auscultadores inteligentes, algo que os utilizadores já estão habituados a utilizar no dia-a-dia”.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…