Tecnologia de colaboração de voz e vídeo chega à Lua

A solução ‘Callisto’, que inclui Alexa e Webex, voará a bordo da nave espacial Orion, construída pela Lockheed Martin para a missão Artemis I da NASA,

A Lockheed Martin, a Amazon e a Cisco uniram-se para integrar tecnologias exclusivas de interface homem-máquina na nave espacial Orion da NASA.

Esta colaboração tem como objetivo descobrir “como os futuros astronautas podem tirar partido das tecnologias de voz, Inteligência Artificial (IA) e videoconferência de longa distância através de tablets”, segundo se lê em comunicado de imprensa.

A demonstração da tecnologia Callisto será integrada na nave espacial Orion da NASA durante a missão não tripulada Artemis I, em torno da Lua e de volta à Terra.

A Callisto inclui a Amazon Alexa e o Webex da Cisco para testar e demonstrar a tecnologia comercial de voz, vídeo e whiteboard no espaço profundo.

A Lockheed Martin, responsável pelo design e construção da nave espacial, lidera o desenvolvimento e a integração desta carga útil.

A solução Callisto vai demonstrar uma tecnologia pioneira que poderá ser utilizada no futuro para ajudar os astronautas a serem mais autossuficientes enquanto exploram o espaço profundo, afirmou Lisa Callahan, Vice President & General Manager of Commercial Civil Space da Lockheed Martin.

Callisto apresenta uma integração personalizada de hardware e software desenvolvida por engenheiros da Lockheed Martin, da Amazon e da Cisco, e inclui tecnologia inovadora que permite à Alexa funcionar sem ligação à internet, e que o Webex seja executado num tablet utilizando a Deep Space Network da NASA.

Uma vez que a Artemis I é uma missão não tripulada, os parceiros da solução Callisto trabalharam com a NASA para construir uma experiência de tripulação virtual no Johnson Space Center em Houston, permitindo que os operadores interajam com a Callisto a partir do Mission Control Center.

A demonstração da tecnologia Callisto vai também permitir que estudantes, famílias, entusiastas do espaço e o público em geral interajam e “viajem” virtualmente na missão Artemis I.

O lançamento da Artemis I está programado para o início deste ano, a partir do Kennedy Space Center da NASA em Cabo Canaveral, Flórida, para uma viagem de várias semanas em torno da Lua e de regresso à Terra.