Tecnologia de colaboração melhora trabalho em equipa

Uma das principais conclusões presentes na edição do relatório 2016 Connected Enterprise Report da Dimension Data é que a tecnologia não conseguiu melhorar o posicionamento competitivo das organizações globais.

Este relatório oferece uma visão geral do estado das estratégias de implementação da colaboração e destaca as tendências e as transformações nas empresas em todo o mundo. As conclusões são baseadas num estudo com 900 participantes de 15 países, que incluíram diretores de TI, CIOs e gestores de negócios que trabalham em organizações com mais de mil funcionários.

De acordo com o relatório, uma em cada cinco organizações entrevistadas refere que não melhorou a sua posição competitiva através da tecnologia de colaboração. Contudo, 87 por cento das organizações afirmaram que o uso da colaboração tecnológica melhorou o trabalho em equipa e que 88 por cento das empresas tinham acelerado a tomada de decisão.

“Além de melhorar a produtividade e o trabalho em equipa do colaborador, a pesquisa indica que um número crescente das organizações usam a colaboração para gerar novas receitas e vendas“, diz, em comunicado, Joe Manuele, group executive – Communications na Dimension Data. “Cerca de 14 por cento – o segundo maior número de entrevistados – assumem que o principal objetivo da sua estratégia de colaboração é melhorar as vendas. Por outro lado, uma em cada três organizações afirmou que o aumento das vendas era uma das três mais importantes formas de medir o sucesso dos seus projetos de colaboração.”

“As empresas tiveram diferentes níveis de sucesso no que diz respeito às melhorias que o uso da colaboração tecnológica pretendia oferecer”, explica, no mesmo documento, Brian Riggs, analista principal – Serviços Empresariais da empresa de pesquisa Ovum. “Ficaram especializadas em melhorar o trabalho em equipa e a produtividade, em parte porque podem trabalhar diretamente com os colaboradores, proporcionando uma nova forma de estar. No entanto, aproveitar a colaboração para melhorar a competitividade ou otimizar processos corporativos pode ser muito mais complicado pois envolve mudanças mais significativas na forma como a empresa concretiza os negócios, bem como a sua função dentro do sector. Essas mudanças exigem tempo e esforço significativos para serem alcançadas.”

Um quarto das organizações entrevistadas revela ainda que o sucesso dos seus projetos de colaboração é medido com o resultado da implementação da tecnologia e não apenas através do uso e adoção dentro da organização. É igualmente constatado que um em cada três departamentos de TI veem a mudança das comunicações unificadas e colaboração para a Cloud como a tendência tecnológica mais importante que afeta a sua estratégia de colaboração. No entanto, atualmente menos de 25 por cento das organizações confia em serviços de colaboração hospedados.

colaboração social corporativa é usada pela grande maioria dos colaboradores, revela o relatório, e cerca de metade de todas as empresas que foram entrevistadas acreditam que o uso da colaboração social aumente durante o próximo ano.