Tecnologia destruirá cerca de metade dos atuais empregos

Um artigo da Universidade da Pensilvânia diz que a revolução tecnológica terá consequências negativas para o emprego no futuro.

Segundo se depreende dos dos dados mostrados pela organização Working Nation, os países desenvolvidos vão sofrer uma perda de 47% dos postos de trabalho existentes ao longo dos próximos 25 anos.

A organização norte-americana avança que o setor mais afetado será o da manufaturação e, assumem, o problema é que os novos empregos não serão criados neste campo, diz um artigo da Wharton Business School da Universidade da Pensilvânia.

Nesse sentido, garantem que cada vez há uma maior presença de robôs nos processos de produção nas fábricas, e revelam que os empregos de nível médio estarão obsoletos até o ano de 2034, já que é inevitável que a revolução tecnológica acabe por os eliminar.

Outros trabalhos que serão afetados pelos avanços tecnológicos são os contabilistas, médicos, advogados, professores, funcionários e analistas financeiros.

O documento destaca ainda que a chegada dos computadores que são capazes de analisar e comparar grandes quantidades de dados irão ajudar na tomada de decisões médicas e financeiras, reduzindo erros de diagnóstico e fraude económica, mas adverte que a mesma tendência também irá remover postos de trabalho.