Tecnologia LTE Advanced chega a África

A sessão foi realizada numa rede comercial, nas bandas de 1800MHz e de 900MHz e aconteceu quando a empresa Unitel decidiu transferir dados de tráfego comercial de LTE Advanced Carrier Aggregation através da rede que possui na cidade angolana de Luanda.

download

A tecnologia LTE Carrier Aggregation permite combinar várias faixas de frequência e assim conseguir atingir velocidades de download de banda larga móvel mais elevadas. Este tipo de tecnologia contribui para a melhoria no acesso à informação.

A tecnologia LTE Carrier Aggregation constitui o próximo passo na evolução dos serviços de banda larga móvel de alta velocidade que permite aos operadores tirarem o áximo partido dos ativos que possuem.

Nesse sentido, Amílcar Safeca, diretor-geral adjunto da Unitel, mostrou-se bastante satisfeito com a medida. “Com este salto global em direcção a maiores velocidades de acesso de dados para serviços móveis e de vídeo, estamos também a aumentar a nossa rede, para assim garantir que continuamos a fornecer serviços de alta qualidade aos nossos clientes”, argumentou Safeca.

Por sua vez, Magnus Mchunguzi, vice presidente da Ericsson na África Subsariana, tem a opinião de que “através deste tipo de tecnologia a experiência de banda larga móvel dos utilizadores vai melhorar bastante, já que serão permitidas taxas de dados de até 1Gbps”.