Tecnologia que avalia movimento físico garante patente europeia à Fraunhofer Portugal
A tecnologia permite analisar o movimento físico dos trabalhadores nos seus postos de trabalho através de um método e dispositivo automatizado.
A Associação Fraunhofer Portugal conquistou recentemente uma patente europeia referente a uma tecnologia que permite analisar o movimento físico dos trabalhadores nos seus postos de trabalho.
A inovação em causa recorre a um método e dispositivo automatizado para avaliar o desempenho do trabalhador e o seu risco ergonómico no posto de trabalho.
A inovação tecnológica agora patenteada foi desenvolvida pelos investigadores do centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS) Duarte Folgado, Marília Barandas e Hugo Gamboa, senior scientist no FhP-AICOS e professor na Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com Miguel Ângelo Carvalho, professor da Universidade do Minho.
A metodologia inovadora agora distinguida tem vindo a ser utilizada no âmbito de um projeto de 1,88 milhões de euros direcionado à Indústria 4.0.
O projeto OPERATOR, liderado pelo MIT Portugal, visa criar ferramentas para garantir o bem-estar (físico e mental) dos profissionais em ambientes industriais.
No âmbito do OPERATOR, o FhP-AICOS é responsável pela área de user research, pelo desenvolvimento tecnológico de wearables, algoritmos para análise de movimento e pela plataforma digital que permite reunir e cruzar dados quantitativos e qualitativos.
A análise da informação reunida possibilita a observação de elementos como a posição ergonómica, intensidade, tempo de trabalho e ambiente do local (como a temperatura), “permitindo evitar lesões ou acidentes de trabalho e, consequentemente, aumentar a produtividade, competitividade e modernização industrial”, refere a empresa.