Tecnologia de vouchers digitais quer revolucionar compensações de atrasos nos voos

A iCoupon, empresa de emissão de vouchers digitais sediada no Reino Unido, quer revolucionar a experiência de compensação por atrasos em voos. A nova solução digital elimina os tradicionais vouchers em papel, acrescentando instantaneamente o valor aos cartões de embarque, passes de smartphone ou cartões de passageiro frequente dos passageiros.

A solução é controlada pela companhia aérea emissora, demorando apenas alguns segundos a atribuir um determinado valor monetário a um código de barras existente que já esteja na posse do passageiro, como o código de um cartão de embarque. Após a emissão do voucher digital, o cliente recebe uma notificação via SMS, que, de seguida, pode fazer as compras que necessitar para minimizar a inconveniência do atraso do voo.

Os vouchers aplicados a um cartão de embarque podem ser usados em qualquer unidade ou loja que participe no iCoupon, incluindo espaços de alimentação e bebidas e lounges de companhias aéreas no aeroporto.

“A adoção do iCoupon pelas lojas e clientes de companhias aéreas foi rápida. Os aeroportos adotam a tecnologia porque resolve o problema do aumento súbito de passageiros nos terminais e o feedback dos passageiros é excecional”, referiu, em comunicado, Richard Bye, fundador do iCoupon.

O iCoupon já está disponível em aproximadamente 100 aeroportos em toda a Europa mas pretende expandir-se, ainda este ano, à Ásia e aos Estados Unidos da América. Companhias aéreas e e assistência em terra, incluindo a Ryanair, a Lufthansa, a Ethiad, a Finnair e a Swissport, bem como a operadora de alimentos e bebidas mundial SSP, já estão usar a solução inteligente, sendo que a empresa quer que muitas mais se juntem em breve.

Joanne Brady, Diretora de Controlo de Operações em Terra da Ryanair afirmou que “os clientes da Ryanair desfrutam dos voos mais pontuais e do mínimo de cancelamentos. Na rara situação de ocorrência de atrasos ou cancelamentos, podemos agora proporcionar vouchers para refeições ligeiras com o toque num botão usando o iCoupon, que fornece integração direta entre nós e as lojas do aeroporto pela primeira vez, melhorando ainda mais a experiência de cliente.”

“O iCoupon elimina a necessidade de vouchers em papel tradicionais, permitindo um serviço mais rápido, barato e ecológico e prestando assistência a clientes no espaço de segundos”, acrescentou a executiva.