Telefónica anuncia empresa internacional dedicada a infraestrutura de cabos submarinos e torres

O grupo Telefónica anunciou a criação da empresa de infraestrutura Telxius, que passará a gerir 15 mil torres, a maioria na Espanha, e uma rede submarina de fibra óptica de 31 mil km, que inclui o cabo SAM-1 — ligação entre América do Norte e a América do Sul.

A Telxius vai gerir a infraestrutura com o objetivo de incrementar os serviços prestados a outras operadoras, melhorar a rentabilidade sobre o capital empregado e poder participar mais ativamente nas oportunidades de crescimento do setor, incluindo a incorporação de ativos de terceiros.

A rede ótica internacional da companhia atende mais de 40 países na Europa e Américas, transportando 4,5 Tbps.

A Telxius será comanda por Alberto Horcajo, que deixou o cargo de diretor de finanças, recursos corporativos e de relações com investidores (CFO) da Telefónica Brasil para assumir a nova posição de CEO.

Neste momento a diretoria da companhia permanece composta por Amos Genish, diretor-presidente; Alberto Manuel Horcajo Aguirre, diretor de finanças, recursos corporativos e de relações com investidores; e Breno Rodrigo Pacheco de Oliveira, secretário-geral e diretor jurídico.