Telemóveis Nokia dão as boas-vindas ao browser da Opera

A Opera Software terá em breve nas mãos o segmento de desenvolvimento de browser para os dispositivos móveis de gama baixa e média da Nokia, num negócio que permitirá à Microsoft, proprietária da unidade de telemóveis da empresa finlandesa, delegar a terceiros tarefas que outrora recaiam sobre a força laboral da fabricante de smartphones.

Opera

Os termos da parceria revelada nos últimos dias da semana passada ditam que os smartphones da Nokia, incluindo a linha de dispositivos Asha, vão passar a integrar o motor de pesquisa Opera Mini, o que poderá levar a que a Opera passe a conquistar uns adicionais cem milhões de aparelhos por ano.

Depois de em abril ter desembolsado a quantia de 7,46 mil milhões de dólares para deitar mão ao ramo de dispositivos móveis da Nokia, a Microsoft tem estado concentrada em fazer minguar a nova aquisição para melhor imiscuir as duas empresas, o que passa pela fusão dos segmentos de Smart Devices e Mobile Phones, criando uma única unidade de dispositivos.

Estas não foram as únicas mudanças que Nadella decidiu aplicar, quer sobre a Microsoft, quer sobre a Nokia. A tecnológica comunicou que vai eliminar 18 postos de trabalho, dos quais 12,5 mil dizem respeito aos funcionários da Nokia.

O diretor executivo da Opera, Lars Boilesen, afirmou que o browser da empresa passará a ser o motor de busca por defeito dos smartphones da Microsoft.

Numa fase inicial, a Microsoft disse que o seu principal alvo serão os dispositivos de gamas mais baixas, mercado este que estima gerar 50 mil milhões de dólares anualmente.