Tesla vai produzir telhas solares personalizáveis

A meio do processo de aquisição da SolarCity, a fabricante de carros elétricos Tesla anunciou que vai produzir telhas com painéis solares que serão personalizáveis. A ideia é que o produto final pareça um telhado normal.

O produto será concebido em conjunto pelas equipas da Tesla e da SolarCity, apesar da compra de US$ 2,6 mil milhões ainda não estar finalizada – os acionistas das duas empresas votarão em novembro para aprovar o negócio.

Mas o CEO da Tesla, Elon Musk, já está a olhar para a integração futura, e segue a sua visão de um futuro sustentável: produção de energia renovável, com a tecnologia fotovoltaica, armazenamento da energia através de baterias inovadoras e transporte verde, com os seus carros elétricos. Sua intenção é que a Tesla seja campeã em todas essas áreas.

No caso do telhado solar, Powerwall 2, a inovação é que as telhas terão baterias integradas. Os consumidores poderão usar o novo produto para substituir integralmente o telhado de suas casas.

A SolarCity explica que as células solares deste telhado são “invísiveis a olho nu.” As telhas usarão vidro “extremamente forte”, capaz de aguentar três vezes mais do que as telhas normais.

O design destes telhados solares é diversificado, com várias propostas que o consumidor pode escolher.

As telhas são produzidas com recurso a impressão hidrográfica, revelou Musk numa conferência de imprensa, o que significa que cada uma será única. “Podemos olhar para quaisquer dois telhados e eles vão parecer diferentes, porque eles vão se efectivamente diferentes”, afirmou o CEO.

O telhado poderá armazenar até 14kWh de energia, com consumo contínuo de 5kW. A bateria pode ser alojada no chão, na parede, dentro ou fora da casa.

A comercialização do Powerwall 2 está prevista para a segunda metade de 2017 –  partindo do pressuposto que a aquisição recebe luz verde e segue em frente.