Tesla vai ter rede de carros tipo Uber em 2017

Após ter anunciado que todos os carros em produção já terão hardware para permitir total autonomia, a Tesla revelou, quase inadvertidamente, que terá uma rede de transportes tipo Uber.

Vai chamar-se Tesla Network e a sua criação foi referida no texto do aviso legal da fabricante em relação à funcionalidade autónoma dos seus próximos veículos.

É que tanto o Model S como o Model X que estão a ser produzidos já irão ter um novo sistema de hardware autónomo, que inclui oito câmeras 360º, super computador de bordo e tecnologias avançadas, como radar e sonar. Os consumidores interessados já podem fazer as suas reservas desses carros em produção, e no aviso legal vem o detalhe da Tesla Network.

“Por favor, note que a funcionalidade de direção autónoma depende de validação extensa de software e aprovação regulatória, que poderá variar conforme a jurisdição”, avisa a fabricante. “Por favor, note também que não existe problema de usar um carro autônomo Tesla para partilhar viagens com amigos e família, mas fazer isso com o objetivo de ganhar dinheiro só será permitido dentro da Tesla Network, detalhes da qual serão revelados no próximo ano.”

Então, o motorista que estiver a pensar em comprar um carro autónomo e faturar na Uber ou na Lyft pode mudar já de ideias.

O que a fabricante admite nesse aviso é que está a preparar um serviço concorrente da Uber já para o próximo ano. Não é uma surpresa enorme, visto que o CEO Elon Musk já tinha falado desse plano no verão, quando apresentou seu “plano mestre” para a sustentabilidade da mobilidade no futuro.

O que o mercado achará disso? Numa nota aos investidores, o analista do Barclays Brian Johnson escreveu que isso “excitará o mercado”, mas é uma proposta cara. “Apesar de nós considerarmos que esse modelo é o futuro da mobilidade de massas, temos alguns receios financeiros em relação à ideia de uma frota detida pelo OEM”, escreveu.